EUA E CUBA

Submarino nuclear dos EUA chega a Cuba

O submarino russo de propulsão nuclear 'Kazan" chegou a Havana na quarta-feira

O submarino nuclear russo Kazan, parte do destacamento naval russo em visita a CubaO submarino nuclear russo Kazan, parte do destacamento naval russo em visita a Cuba - Foto: Adalberto Roque / AFP

Um submarino de propulsão nuclear dos Estados Unidos chegou a Cuba, informou o Pentágono nesta quinta-feira (13), um dia depois de outro submarino nuclear russo atracar em Havana para uma visita incomum à ilha comunista.

"O submarino de ataque rápido 'USS Helena' está na Baía de Guantánamo, Cuba, como parte de uma visita de rotina ao porto", disse o Comando Sul dos EUA em uma mensagem nas mídias sociais, referindo-se à base naval dos EUA na ilha.
 

"A localização e o trânsito da embarcação foram pré-planejados", acrescentou.

O submarino russo de propulsão nuclear 'Kazan', que Cuba diz não estar transportando armas nucleares, chegou a Havana na quarta-feira.

Ele chegou acompanhado da fragata Almirante Gorshkov, bem como por um navio petroleiro e um rebocador de salvamento.

O incomum destacamento russo a apenas 90 milhas da costa da Flórida ocorre em meio a altas tensões sobre a guerra na Ucrânia, que está contando com o apoio do Ocidente em sua luta contra uma invasão russa.

As forças armadas dos EUA dizem que monitoram de perto a presença dos navios russos, mas que eles não representam uma ameaça direta.

Durante a Guerra Fria, a instalação de mísseis nucleares soviéticos na ilha desencadeou a Crise dos Mísseis de Cuba de 1962, quando Washington e Moscou chegaram perto da guerra.

Veja também

Maduro diz que González Urrutia lhe pediu 'clemência' para sair da Venezuela
Venezuela

Maduro diz que González Urrutia lhe pediu 'clemência' para sair da Venezuela

'Estamos tentando evitar o fim do mundo': Flávio Dino defende gastos com incêndios
Queimadas

'Estamos tentando evitar o fim do mundo': Flávio Dino defende gastos com incêndios

Newsletter