Logo Folha de Pernambuco

Oceano Atlântico

Submarino perdido pode ter resgate mais profundo, 3.300 metros abaixo do registrado em 1973

Episódio ocorrido em 1973 terminou com resgate de embarcação que estava a 480 metros de profundidade; estima-que o Titan se encontre a 3.810 metros

O resgate subaquático mais profundo já feito aconteceu em 1973, na IrlandaO resgate subaquático mais profundo já feito aconteceu em 1973, na Irlanda - Foto: Reprodução

A busca pelo submarino que desapareceu no Oceano Atlântico, durante uma expedição para explorar os destroços do Titanic, pode se tornar o resgate mais profundo já registrado na história. Há 50 anos, uma missão de rotina na Irlanda terminou com dois tripulantes presos durante três dias a 480 metros de profundidade.

Para se ter noção da dificuldade do atual resgate, estipula-se que o Titan, da fabricante OceanGate, se encontre a cerca de 3.810 metros de profundidade — portanto, uma diferença de mais de 3.300 metros, com cinco tripulantes.

O resgate subaquático mais profundo já feito aconteceu em 1973, na Irlanda, e está registrado no Guiness Book. Os engenheiros britânicos Roger R. Chapman e Roger Mallinson estavam a bordo do submersível canadense Pisces III, e ficaram presos durante 72 horas, a 480 metros de profundidade. Tratava-se de um trabalho de rotina, para enterrar um cabo telefônico no fundo do mar, 240 quilômetro a sudoeste da cidade de Cork.

Eles acabaram se perdendo no dia 29 de agosto daquele ano e foram levados de volta à superfície no dia 1º de setembro, após 76 horas, por uma equipe de resgate que contava com três outros submarinos, vários navios, dois aviões e alguns helicópteros, provenientes de esforços do Reino Unido, EUA e Canadá.

A embarcação era uma espécie de bola de aço de cerca de 1,8 metros de diâmetro, e tinha 80 horas de oxigênio disponível. Quando os homens foram resgatados, ela contava com apenas 12 minutos, de acordo com a BBC. Chapman e Mallinson tiveram que lutar contra o desespero e o aumento dos níveis de dióxido de carbono, à medida que o oxigênio acabava.

A quantos metros o submarino se encontra?
Após o mergulho, o Titan enviava sinais para um barco na superfície, o Polar Prince, a cada 15 minutos. De acordo com o jornal britânico "The Sun", uma última mensagem do tipo foi recebida pela embarcação quando o submersível estava próximo dos destroços do Titanic, no Atlântico Norte, a cerca de 600 quilômetros da costa do Canadá e a cerca de 3.810 metros de profundidade.

Equipes de resgate dos Estados Unidos e Canadá intensificaram os esforços nesta terça-feira (20) para encontrar o submarino. A Guarda Costeira americana explicou que as operações de busca são complexas. As buscas, na superfície ou debaixo d'água, envolvem uma região "de quase 1.450 quilômetros ao leste de Cape Cod, a uma profundidade de cerca de 4.000 metros".

No site oficial da fabricante do submersível “Titan” (modelo similar ao desaparecido), a OceanGate, é possível ver especificações técnicas do aparelho, que é feito com fibra de carbono e titânio. O veículo pode chegar a 4 mil metros de profundidade e alcança uma velocidade de 5,5 km/h (3 nós).

Submarino desaparecido tem oxigênio para quantos dias?
Na segunda-feira à tarde, a Guarda Costeira americana afirmou que o veículo tinha reservas de emergência de oxigênio capaz de suprir a tripulação de cinco pessoas durante quatro dias.

— Nós entendemos que havia 96 horas de capacidade emergencial de oxigênio para a operação. Então nós estimamos que há entre 70 [horas] até o máximo de 96 horas disponíveis a esta altura — destacou o contra-Almirante John Mauger, durante entrevista a jornalistas em Boston, de onde coordena a operação.

Qual é a profundidade do Titanic?
O Titanic, operado pela White Star Line, afundou em sua viagem inaugural pelo Oceano Atlântico em 1912, após colidir com um iceberg. Mais de 1.500 pessoas morreram. O famoso naufrágio fica a 3.800 m no fundo do Atlântico. Os restos do maior navio da sua época ficam a cerca de 600 km da costa de Newfoundland, no Canadá.

Veja também

"Desaparecimento" de famoso escritor franco-argelino gera preocupação na França
França

"Desaparecimento" de famoso escritor franco-argelino gera preocupação na França

Equipe de Trump comemora "vitória decisiva" após adiamento de sua sentença
Donald Trump

Equipe de Trump comemora "vitória decisiva" após adiamento de sua sentença

Newsletter