Suco de aipo: os efeitos na prevenção da osteoporose e artrite da bebida verde
Cru ou cozido, ele promove a secreção de saliva e sucos digestivos, além de ser um desintoxicante poderoso com a capacidade de proteger o fígado
Muitas ervas têm a capacidade de proteger o fígado. Depois do verão, não é uma má ideia pensar em uma solução que nos dê energia e nos ajude a eliminar as toxinas acumuladas. O fígado fez hora extra neste verão para separar o puro do impuro e, agora, ele merece uma retribuição.
O suco de aipo é um dos alimentos de cura mais surpreendentes. Os sucos de vegetais e frutas em geral têm muitos benefícios e, entre eles, o aipo tem muitas virtudes desintoxicantes significativas.
Por um lado, o aipo ajuda a eliminar as toxinas com melhores movimentos intestinais e apoia a função renal, garantindo a limpeza eficaz de todo o sistema digestivo. Mas ele também contribui para a hidratação total do corpo, outra forma de auxiliar o processo de desintoxicação.
O aipo também é um excelente aliado para a vida cotidiana, pois é um poderoso anti-inflamatório, contendo poliacetilenos e luteolina. Isso significa que beber um copo de suco de aipo por dia reduzirá o risco de osteoporose, artrite, condições autoimunes, problemas gastrointestinais e muitas outras doenças inflamatórias.
Um suco poderoso
O suco de aipo age como um laxante natural e alivia o desconforto da indigestão, o inchaço e elimina a azia. Além disso, o aipo é um importante alimento alcalino que limpa o corpo de toxinas e purifica o fígado, resultando em um suco calmante, que alivia o estresse e restaura o corpo e se torna necessário depois de dias de excesso de comida ou bebida.
Leia também
• Comer chocolate dá acne? O que a ciência diz sobre a relação desse alimento com a pele
• Saiba qual é a fruta repleta de vitaminas que você deve incluir na dieta para amenizar as olheiras
• A fruta que combate a gordura no fígado e elimina a retenção de líquidos
Como cultivá-lo
O aipo pode ser cultivado em sombra parcial ou sol pleno. O solo deve ser fresco, úmido e profundo. É aconselhável adicionar adubo à base da planta para um crescimento saudável. Para comer em saladas, é melhor branquear os caules, o que pode ser feito cobrindo a base com papelão, palha ou juta para que não adquiram a cor verde.
O cultivo é muito simples: para saladas, a planta de aipo é cortada rente, enquanto para caldos as folhas podem ser separadas individualmente, conforme forem usadas.