Logo Folha de Pernambuco

Saúde

Suco de mamão com gengibre: os benefícios da fórmula para o sistema digestivo e a saúde do coração

Combinação pode trazer diversos benefícios para a saúde

Desde a antiguidade o mamão é utilizado para melhorar a qualidade digestiva Desde a antiguidade o mamão é utilizado para melhorar a qualidade digestiva  - Foto: Freepik

Embora algumas pessoas não gostem do sabor ou do cheiro característico do mamão quando é cortado, essa fruta é rica em vitaminas e minerais que trazem inúmeros benefícios para o corpo. Por outro lado, o gengibre, uma raiz que ganhou destaque na alimentação em várias partes do mundo, possui propriedades que ajudam a superar diversos problemas de saúde.

Utilizado para aromatizar e adicionar um sabor diferenciado às preparações culinárias, o gengibre combinado com o mamão pode oferecer diversos benefícios ao organismo. Essa bebida é fonte de vitamina A, cobre, fibras, potássio, magnésio e uma boa quantidade de antioxidantes, que ajudam o corpo a combater os radicais livres e o dano oxidativo.

O mamão, usado desde tempos antigos para promover a saúde digestiva, contém vitaminas como A, E e K, além de potássio, cobre, magnésio, cálcio e uma abundância de fibras. Já o gengibre é rico em manganês, magnésio, ferro, cálcio, zinco, potássio, fósforo e vitaminas C, B3, B6, B1, B12, B9 e E.

Segundo a Clínica Mayo, organização sem fins lucrativos da área de serviços médicos e de pesquisas médico-hospitalares, o gengibre também possui propriedades anti-inflamatórias, melhora a digestão, fortalece o sistema imunológico e apresenta benefícios cardiovasculares.

A mistura de mamão e gengibre pode beneficiar o coração?
Segundo o portal Healthline, o mamão contém propriedades benéficas para a saúde do coração, como a vitamina C, e seu consumo pode ajudar a prevenir doenças cardíacas.

Além disso, um estudo publicado pela revista científica Elsevier revelou que pessoas que consumiram por 14 dias um suplemento de mamão fermentado apresentaram menor inflamação e níveis mais equilibrados de colesterol bom (HDL) em comparação ao colesterol ruim (LDL).

O gengibre também pode beneficiar o coração. Estudos realizados em roedores com diabetes mostraram que ele pode ajudar a reduzir anomalias cardíacas devido à sua quantidade de antioxidantes, conforme o portal Medical News Today.

Outro estudo sugere que o consumo diário de gengibre pode proteger contra o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, hipertensão arterial e acidentes vasculares cerebrais. No entanto, são necessárias mais pesquisas para aprofundar esses resultados.

Segundo o Healthline, o corpo humano é altamente eficiente na extração de nutrientes dos alimentos, e o consumo diário da mistura de mamão com gengibre é seguro, desde que haja orientação médica.

O portal especializado também indica que consumir esse suco em jejum pode ser benéfico para pessoas com problemas estomacais, pois o mamão contém uma enzima chamada papaína, que facilita a digestão de proteínas.

Quanto ao gengibre, um estudo publicado no Medical News Today afirma que suas enzimas ajudam a decompor e eliminar gases acumulados no trato intestinal durante a digestão, aliviando desconfortos e promovendo o movimento no sistema digestivo, o que pode prevenir doenças como a constipação.

Apesar dos benefícios, é fundamental consultar um médico ou nutricionista antes de incluir essa mistura na dieta. Algumas pessoas podem apresentar reações alérgicas a um dos dois alimentos.

Veja também

Jovem que viralizou ao chegar ao nono ano de cursinho comemora aprovação em medicina
CONQUISTA

Jovem que viralizou ao chegar ao nono ano de cursinho comemora aprovação em medicina

EUA anuncia novas sanções contra petróleo e gás russos
ENERGIA

EUA anuncia novas sanções contra petróleo e gás russos

Newsletter