Logo Folha de Pernambuco

perfume

Suíça abre investigação sobre conluio de preços por empresas de perfumes

Duas empresas suíças citadas na investigação estão entre as líderes desse setor

PerfumePerfume - Foto: Pexels

A autoridade antitruste da Suíça está investigando empresas de perfumes do país, da Alemanha e dos Estados Unidos sob acusações de conluio para fixar preços e restringir a livre concorrência, disse o órgão fiscalizador suíço nesta quarta-feira (8).

A Comissão de Concorrência (COMCO) "tem evidências de que várias empresas ativas na produção de perfumes violaram as leis de cartéis", escreveu em um comunicado.

A agência cita como empresas envolvidas as suíças Firmenich International e Givaudan, as americanas International Flavors & Fragrances e a alemã Symrise.

"Foram realizadas buscas em diferentes locais", disse a COMCO, que afirma ter consultado previamente as organizações homólogas da União Europeia, dos Estados Unidos e do Reino Unido.

"Há suspeitas de que essas empresas coordenaram sua política de preços, proibiram seus concorrentes de fornecer a certos clientes e limitaram a produção de certos perfumes", disse a comissão.

"No âmbito da investigação, será examinado se de fato existem restrições à concorrência proibidas pela lei antitruste", acrescentou.

As duas empresas suíças citadas na investigação estão entre as líderes desse setor.

Fundada em 1895, a Firmenich é uma empresa familiar por trás de perfumes de sucesso como Angel de Thierry Mugler, Acqua di Gio de Armani e Flower de Kenzo. Atualmente está negociando uma fusão com a holandesa DSM.

Veja também

Governo espanhol aprova novo regime fiscal, com prorrogação de imposto sobre lucros de bancos
espanha

Governo espanhol aprova novo regime fiscal, com prorrogação de imposto sobre lucros de bancos

Ministros do G7 discutirão ordens de prisão do TPI no início da próxima semana
diplomacia

Ministros do G7 discutirão ordens de prisão do TPI no início da próxima semana

Newsletter