inverno

Sul do Brasil volta a registrar temperaturas abaixo de zero

Termòmetros chegaram a -8°C em Santa Catarina e ficaram negativos no Paraná e Rio Grande do Sul

Grama em Urupema, na manhã deste sábado (22)Grama em Urupema, na manhã deste sábado (22) - Foto: Marleno Muniz Farias/Divulgação Prefeitura

O Sul do Brasil voltou a registrar clima bastante frio neste sábado (22). Nos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, os termômetros registraram temperaturas negativas, a exemplo do que já havia ocorrido nesta sexta (21).

Segundo o Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná), as condições são favoráveis à formação de geadas em várias regiões paranaenses.

O meteorologista Lizandro Jacóbsen apontou que a temperatura mais baixa foi registrada em General Carneiro, batendo os -5,7°C, mas em todo o estado a madrugada foi de muito frio.

 


Segundo ele, há presença de pouca nebulosidade, situação que favorece o declínio acentuado das temperaturas, ficando negativas no centro-sul e no sul da região metropolitana de Curitiba.

O Simepar explicou que a massa de ar mais frio e seco que se projetou sobre o Sul do País deixou o céu com poucas nuvens e com temperaturas ainda baixas no Paraná.

Já no Rio Grande do Sul não foi diferente. Em Serafina Corrêa, localizada no norte do estado, a temperatura chegou a -3,4°C. O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) alertou para geadas na região.

Em Quaraí, o termômetro também ficou abaixo de zero, marcando -2,5°C. O Inmet apontou que uma intensa massa de ar frio causou um declínio acentuado na temperatura da cidade.

Em Santa Catarina, a madrugada bateu -1°C em Abson Batista, mas o registro mais gelado foi na cidade de Urupema, considerada a mais fria do Brasil, com -8°C na madrugada, segundo o Ciram (Centro de INformações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina).

A temperatura continua baixa na cidade durante todo o dia, mesmo com o céu ensolarado, registrando máxima de 13°C e mínima de -7°C.

Várias outras cidades de Santa Catarina também tiveram registros negativos, como Petrolândia, Ponte Serrada, Santa Terezinha, Porto União e Major Gercino, de acordo com o Ciram.

Nesta sexta (22), cidades de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul já haviam registrado temperaturas abaixo de zero, com neve em vários municípios dos dois estados, como estava previsto pela meteorologia.

A neve chegou em São Francisco de Paula, Gramado, Pinheiro Machado, Riozinho, São José dos Ausentes, Cambará do Sul e Bom Jesus, no Rio Grande do Sul; e em Bom Jardim da Serra e São Joaquim, em Santa Catarina.

A condição climática preocupa autoridades que pedem que turistas sem reservas não visitem os locais. Pode haver risco de acidentes com eventual gelo em estradas sinuosas e de aglomeração de visitantes (e, portanto, de maior contágio de coronavírus).

Além disso, os pontos turísticos em áreas públicas estão fechados por causa do novo coronavírus. É o caso do Morro da Antena, em Urupema, e do Mirante da Serra do Rio do Rastro, em Lauro Muller.

A queda acentuada de temperatura é provocada por uma massa de ar frio de origem polar que atua na região.

Veja também

Soldado dos EUA que entrou na Coreia do Norte se declara culpado de deserção
EUA

Soldado dos EUA que entrou na Coreia do Norte se declara culpado de deserção

Maduro pede a membros do governo que não aceitem eletrônicos de presente de Natal após ataques 
Maduro

Maduro pede a membros do governo que não aceitem eletrônicos de presente de Natal após ataques 

Newsletter