Logo Folha de Pernambuco

Fenômeno

Superlua Azul atrai grande público para o Observatório da Sé nesta quarta-feira (30)

Espaço realizou programação especial para observação do satélite

Imagem captada de telescópio no Observatório da SéImagem captada de telescópio no Observatório da Sé - Foto: Cortesia

Considerado raro, o fenômeno da Superlua Azul reuniu diversos pernambucanos e turistas no Observatório Astronômico do Alto da Sé nesta quarta-feira (30). 

Com uma programação especial, o equipamento realizou a projeção de filmagens sobre a lua e disponibilizou telescópios para que a população pudesse observar o satélite natural de perto. 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

A post shared by Folha de Pernambuco (@folhape)

 

De acordo com o coordenador do Observatório, Cleiton Batista, a lua azul ocorre, em média, a cada 33 meses. O fenômeno é marcado pela ocorrência de duas luas cheias no mesmo mês. 

“Como o ciclo lunar é bem menor do que o ciclo gregoriano, que é o do nosso calendário, temos o acréscimo de uma lua a cada 33 meses. Nesse ano, teremos 13 ciclos”.

Observatório da Sé, em OlindaObservatório da Sé, em Olinda | Foto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco

A moradora de Olinda Rita de Cássia, 20 anos, é artista e diz que se inspira em Olinda para seus trabalhos. Ela ficou sabendo da programação pelas redes sociais e decidiu prestigiar o evento com o filho. “Aqui a gente consegue ver os detalhes bem direitinho. Se tiver oportunidade, com certeza quero ver de novo”, afirmou.

Estudante de pedagogia celebrou o aniversário observando o fenômenoEstudante de pedagogia celebrou o aniversário observando o fenômeno |  Foto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco

Já a estudante de pedagogia Simone Alencar, 44 anos, reuniu os amigos para celebrar o aniversário observando o fenômeno.

Rita foi até o Observatório acompanhada do filhoRita foi até o Observatório acompanhada do filho | Foto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco

“Chamei as pessoas que são importantes para mim para virem porque sou apaixonada pela lua. Marquei com todo mundo aqui e vim porque a gente sabe que a lua é linda em qualquer fase, né? Mas hoje principalmente”. 

Veja também

Homem de 25 anos acorda momentos antes de ser cremado na Índi

Homem de 25 anos acorda momentos antes de ser cremado na Índi

Segundo e último dia de provas do SSA3 da UPE acontece neste domingo (24)
EDUCAÇÃO

Segundo e último dia de provas do SSA3 da UPE acontece neste domingo (24)

Newsletter