FENÔMENO

Superlua encanta público na Região Metropolitana do Recife

Satélite natural pode ser observado através de telescópios no Alto da Sé

Vista do Marco Zero encantou moradores e turistasVista do Marco Zero encantou moradores e turistas - Foto: Alexandre Aroeira/Folha de Pernambuco

Imponente, a superlua de esturjão conquistou o público presente no Marco Zero e no Observatório Astronômico do Alto da Sé, em Olinda, nesta terça-feira (1º). O fenômeno, que é definido pela maior proximidade do satélite natural em relação à Terra, pode ser observado na Região Metropolitana do Recife.

Vista do Marco Zero encantou moradores e turistasFoto: Alexandre Aroeira/Folha de Pernambuco 

 

De acordo com Cleiton Batista, integrante do Núcleo de Educação do Espaço Ciência, o espetáculo natural desta terça é marcado pela observação da lua cheia atingindo seu perigeu. “Com esse aspecto, ela está visualmente maior e mais brilhante. Esses são atrativos que trazem um brilhantismo ainda maior para o evento de hoje”, afirmou. 

Com a ajuda dos telescópios, diversas famílias se reuniram no observatório para apreciar o fenômeno. Entre elas, a da administradora Haysla Correia, de 34 anos. Moradora do município de Paulista, ela estava acompanhada do marido, Alisson Oliveira, e da filha, Ana Lis

Família se reuniu no observatório pela primeira vezFamília se reuniu no observatório pela primeira vez 

“Eu gosto muito de astronomia, sou fã de lua. É minha primeira vez aqui no observatório e foi uma experiência fantástica, nem parece de verdade quando a gente olha do telescópio”, observou. 

A mesma programação levou o autônomo Luiz Henrique, de 27 anos, e a namorada Tainá Arruda, de 38 anos, até a cidade histórica na noite desta terça. “Nós moramos em Santo Amaro e ficamos sabendo pela internet. Está sendo maravilhoso apreciar o espetáculo, vale a pena”.

Presentes no local fizeram questão de registrar o momentoPresentes no local fizeram questão de registrar o momento

Quem perdeu a superlua desta terça terá uma nova oportunidade no final do mês. No dia 30 de agosto o fenômero estará visível na Região Metropolitana do Recife. “Ela se caracteriza popularmente como lua azul. É um fato que ocorre, em média, a cada 33 meses. Temos uma observação privilegiada agora em agosto porque o fenômeno de duas superluas em apenas um mês só deve acontecer novamente em 2037”, destacou Cleiton.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Folha de Pernambuco (@folhape)

Na ocasião, o Observatório do Alto da Sé contará novamente com uma programação especial. “Vamos ter projeções de vídeos temáticos, além de realizar um luau com apresentação musical. Vamos tirar dúvidas e chamar o público que tiver telescópio em casa para apreciar esse momento conosco”, completou Cleiton.

Programa é tradição familiar que reúne diversas geraçõesPrograma é tradição familiar que reúne diversas gerações

Apaixonada pela lua, a nutricionista Fabíola Ponzi, de 36 anos, já confirmou presença no evento do final do mês. “Eu sou uma admiradora e passei isso para os meus filhos e sobrinhos. É um programa que já realizamos em família. Nós moramos em Olinda e sempre estamos aqui para ver a lua, virou tradição. Hoje eu chamei os amigos para esse passeio porque nem todo mundo conhece”. 

Veja também

Congressistas dos EUA pedem combate à desinformação na América Latina
EUA

Congressistas dos EUA pedem combate à desinformação na América Latina

Chefe do ELN diz que diálogos na Colômbia podem seguir apesar de confrontos
Colômbia

Chefe do ELN diz que diálogos na Colômbia podem seguir apesar de confrontos

Newsletter