Logo Folha de Pernambuco

Filipinas

Supertufão Doksuri avança na Ásia, e governo das Filipinas ordena evacuação de 20 mil pessoas

Taiwan suspendeu treinamentos militares anuais; fenômeno pode impactar colheita de arroz e milho na China

Governo filipino optou por evacuar 20 mil pessoas com a chegada de supertufão Doksuri Governo filipino optou por evacuar 20 mil pessoas com a chegada de supertufão Doksuri  - Foto: Reprodução

As autoridades filipinas emitiram ordens de evacuação em três ilhas com uma população de cerca de 20 mil habitantes na terça-feira, quando o super tufão Doksuri atingiu ventos de 185 km/h, de acordo com a agência meteorológica do país.

A tempestade deve atingir a costa ou passar muito perto das Ilhas Babuyan na tarde desta quarta-feira, antes de seguir rumo a Taiwan e ao leste da China, segundo o último boletim meteorológico.

O super tufão, chamado "Egay" nas Filipinas, pode causar mais de 200 milímetros de precipitação nessas ilhas e nas províncias do norte de Cagayan, Apayao e Ilocos Norte na terça-feira. O chefe da agência de gerenciamento de desastres das Ilhas Babuyan, Charles Castillejos, disse que ordens de evacuação foram enviadas às comunidades costeiras.

— Enviamos a polícia para convencer os teimosos que não querem sair —, disse à AFP.

As Filipinas recebem uma média de 20 tempestades por ano que matam centenas de pessoas e devastam vastas regiões. Os cientistas alertam que esses tipos de tempestades estão aumentando em intensidade e frequência devido ao aquecimento global causado pelas mudanças climáticas.

China e Taiwan também já se mobilizaram por conta da chegada do tufão. A ilha, por exemplo, optou por suspender a realização de exercícios militares anuais ao longo desta semana. Na segunda-feira, o Ministério da Agricultura e Assuntos Rurais da China alertou para os riscos que correm as plantações de grãos como arroz e milho caso o fenômeno adentre o território do país.

A expectativa, segundo a agência Reuters, é que o supertufão Doksuri seja o mais forte a atingir o território da China neste ano. O fenômeno deve chegar na províncias de Fujian e Guangdong na sexta-feira. Os governos locais determinaram que todas as embarcações pesqueiras no mar voltem aos portos até quarta-feira. Agricultores também foram avisados para acelerarem suas colheitas.

Veja também

Jantar Solidário leva alimentos para população de rua do Recife
Natal 2024

Jantar Solidário leva alimentos para população de rua do Recife

Chuvas intensas e ventos: alerta de 'perigo' inclui capital e todas as cidades do litoral de SP
MUDANÇA CLIMÁTICA

Chuvas intensas e ventos: alerta de 'perigo' inclui capital e todas as cidades do litoral de SP

Newsletter