Logo Folha de Pernambuco

saúde

Suplemento para musculação ajuda a prevenir declínio cognitivo, mostra novo estudo

A beta-hidroxi beta-metilbutirato, conhecida como HMB, se mostrou benéfica contra doenças neurodegenerativas após testes em cérebros de camundongos

ComprimidosComprimidos - Foto: Pixabay

Um suplemento utilizado por fisiculturistas pode ser a chave para a proteção e a saúde da memória. Cientistas da RUSH University e do Simmaron Research Institute, nos Estados Unidos, descobriram que a beta-hidroxi beta-metilbutirato, conhecida como HMB, protege o cérebro de camundongos contra o declínio cognitivo que pode levar à demência e outras condições neurodegenerativas.

Além disso, o estudo publicado na revista Cell Reports, comprovou que a substância age diretamente na redução do acúmulo de placas em cérebros de camundongos que apresentam sintomas da doença de Alzheimer. O surgimento dessas placas, feitas de agregações de proteínas beta-amilóide e tau, são indicados como a razão para a falha dos neurônios encontradas na doença.

— Nosso estudo descobriu que, após o consumo oral, o HMB entra no cérebro para aumentar essas proteínas benéficas, restaurar conexões neuronais e melhorar a memória e o aprendizado em camundongos com patologia semelhante ao Alzheimer, como placas e emaranhados — explica um dos autores do estudo, Kalipada Pahan, professor de Neurologia e de Ciências Neurológicas, Bioquímica e Farmacologia no RUSH Medical College.

A análise dos cientistas encontrou uma interação entre o suplemento de HMB com o receptor alfa ativado por proliferador de peroxissoma (PPARα), um receptor de sinais no cérebro que ajuda a realizar o metabolismo dos ácidos graxos, o que explica sua ação na construção muscular. A partir desse achado, a pesquisa se encaminha para realizar testes em humanos.

— Se os resultados de camundongos com HMB forem replicados em pacientes com doença de Alzheimer, isso abriria um caminho promissor para o tratamento dessa devastadora doença neurodegenerativa — afirma o especialista.

Em resumo, o HMB se mostrou eficaz em duas grandes frentes: manter o tipo de desempenho neural no cérebro que o Alzheimer pode tirar quando se apresenta, e ao mesmo tempo, refrear algumas das manifestações físicas associadas à progressão da doença.

Considerado seguro mesmo após o uso prolongado, o HMB é encontrado para venda sem prescrição médica e pode ser facilmente encontrado em qualquer loja especializada em suplementos.

Veja também

Papa visitará ilha francesa de Córsega após recusar convite para reabertura de Notre Dame
CLERO

Papa visitará ilha francesa de Córsega após recusar convite para reabertura de Notre Dame

Ministério da Saúde do Hamas anuncia novo balanço de 44.176 mortos em Gaza
GUERRA NO ORIENTE MÉDIO

Ministério da Saúde do Hamas anuncia novo balanço de 44.176 mortos em Gaza

Newsletter