Logo Folha de Pernambuco

Homofobia

Supremo do Panamá rejeita casamento igualitário: "não é um direito"

A Corte Suprema estava sem se pronunciar desde 2016 sobre vários recursos de inconstitucionalidade contra o Código da Família panamenho

Bandeira do Panamá. Os recursos foram apresentados por vários casais panamenhos de pessoas do mesmo sexo que queriam o reconhecimento legal, no Panamá, de sua união celebrada em outros paísesBandeira do Panamá. Os recursos foram apresentados por vários casais panamenhos de pessoas do mesmo sexo que queriam o reconhecimento legal, no Panamá, de sua união celebrada em outros países - Foto: Pexels

A Corte Suprema de Justiça do Panamá rejeitou reconhecer o casamento igualitário, ao considerar que não é um direito humano reconhecido pela Constituição panamenha, segundo a decisão publicada nesta quarta-feira (1º).

"Existe uma realidade, e é que, até agora, o direito ao casamento igualitário não passa de uma aspiração que, embora seja legítima para os grupos implicados, não tem categoria de direito humano e tampouco de direito fundamental", indicou o tribunal na decisão.

A Corte Suprema estava sem se pronunciar desde 2016 sobre vários recursos de inconstitucionalidade contra o Código da Família panamenho, que apenas reconhece o casamento entre um homem e uma mulher.

Os recursos foram apresentados por vários casais panamenhos de pessoas do mesmo sexo que queriam o reconhecimento legal, no Panamá, de sua união celebrada em outros países.

Contudo, o tribunal manifestou que, "por mais mudanças que aconteçam na realidade", o casamento igualitário ainda "carece de reconhecimento convencional e constitucional" no Panamá.

Além disso, a decisão, aprovada por seis dos nove magistrados da Corte, afirma que não são inconstitucionais muitos artigos do Código da Família que alguns casais tentavam impugnar.

Essas normas "estão objetiva e razoavelmente justificadas no interesse geral de dar prevalência às uniões com potencial de estabelecer famílias, dar continuidade à espécie humana e, portanto, à sociedade", decidiu o tribunal.

Veja também

Todos os municípios brasileiros aderiram ao SUS Digital, diz secretária Ana Estela Haddad
SUS DIGITAL

Todos os municípios brasileiros aderiram ao SUS Digital, diz secretária Ana Estela Haddad

Igreja na Suíça usa I.A. para fiéis "conversarem" com Jesus no confessionário
Inteligência artificial

Igreja na Suíça usa I.A. para fiéis "conversarem" com Jesus no confessionário

Newsletter