Surto de Chagas em bairro do Sertão de Pernambuco, 24 pessoas foram atestadas com a doença
A notificação do caso, feita pelo Estado, aconteceu no dia 20 de maio
Vinte e quatro pessoas atestaram resultado positivo de Chagas no município de Ibimirim, no Sertão de Pernambuco. O surto da doença de Chagas aconteceu após um evento religioso, no mês de abril. Até esta sexta-feria (7), 70 dos 77 participantes realizaram a coleta de sangue para serem analisados pelo Laboratório Central de Pernambuco (Lacen-PE), no Recife, e pelo Laboratório da VI Gerência Regional de Saúde (Geres), com sede em Arcoverde. A notificação do caso, feita pelo Estado, aconteceu no dia 20 de maio.
Do total de participantes, 28 estão sendo medicados com Benzonidazol (4 sentiram sintomas e 24 pessoas obtiveram resultados confirmados). Desses, 15 foram internados no Hospital Oswaldo Cruz (Huoc), com 8 altas. Sete continuam internados com quadro estáveis.
A Secretaria Estadual de Saúde (Ses), que investiga o caso, em nota, disse que está realizando buscas dos participantes que participaram do evento e estão organizando atendimento desta população com a ajuda da VI Geres e com o município de Ibimirim. Todos envolvidos estão inclusos na investigação.
Leia também:
Sem atingir meta, Ministério da Saúde amplia vacinação contra gripe
HCP alerta sobre riscos do tabagismo à saúde; câncer de pulmão avança entre mulheres
Em visita realizada ao local, não foram encontrado o barbeiro e nem vestígio do inseto. Os locais que forneceram os alimentos do evento também estão sendo visitados e investigados.
Segundo a SES, a investigação tem como objetivo descobrir a forma de transmissão da doença e presta assistência necessária aos envolvidos.