Surto de norovírus afeta 175 pessoas a bordo de cruzeiro nas Bermudas; entenda
Vômitos, diarreia e dores de cabeça foram os principais sintomas relatado pelos passageiros; empresa responsável pelo cruzeiro aumentou as operações de limpeza e desinfestação
Mais de 175 pessoas contraíram o norovírus durante um cruzeiro da Celebrity Summit nas Bermudas, indicou o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças. De acordo com a agência, cerca de 152 dos 2.144 passageiros do navio, além dos 25 tripulantes, relataram apresentar os sintomas como diarreia, náuseas, cólicas abdominais e dor de cabeça, durante a viagem realizada no último dia 15 .
“A saúde e a segurança de nossos hóspedes, tripulação e comunidades que visitamos são nossa principal prioridade”, disse um porta-voz da Celebrity à FOX Business. "Para manter os mais altos níveis de saúde a bordo de nossos navios, implementamos procedimentos rigorosos de segurança e limpeza, muitos excedendo em muito as diretrizes de saúde pública. Combinados, esses esforços nos permitem manter alguns dos níveis mais baixos de disseminação da comunidade.", acrescentou o porta-voz.
A viagem de ida e volta do Summit, de acordo com o site CruiseMapper, deixou Bayonne, Nova Jersey, antes de fazer paradas em Bermuda, Charleston, Carolina do Sul, Newport, Rhode Island e Martha's Vineyard, Massachusetts.
O incidente marca o terceiro surto de norovírus em navios Celebrity que o CDC publicou este ano. A linha já viu surtos em seus navios Celebrity Equinox e Celebrity Constellation em março. No Celebrity Equinox, 136 passageiros e tripulantes relataram estar doentes, enquanto 96 o fizeram no Celebrity Constellation.
Leia também
• Gripe aviária: especialistas alertam sobre rápida mutação do vírus no maior surto já registrado
• Especialistas alertam para vírus de gripe aviária de rápida evolução
• Crianças têm alta de internações por vírus sincicial respiratório
De acordo com o CDC, os surtos de norovírus podem acontecer a qualquer momento, mas ocorrem "com mais frequência de novembro a abril".
"O norovírus é a principal causa de vômitos e diarreia e doenças transmitidas por alimentos nos Estados Unidos", acrescenta. “Pessoas de todas as idades podem ser infectadas e doentes com o norovírus, que se espalha com muita facilidade e rapidez”.
Norovírus
O norovirus é um patógeno que causa sintomas de gastroenterite, como diarreia, vômitos e dores na barriga. A infecção por este germe também pode provocar dores de cabeça, febre e mal estar geral.
O vírus pode ser transmitido pelo consumo de alimentos e água contaminados, além do contato com pessoas infectadas. O patógeno tem grande capacidade infecciosa e é capaz de permanecer por bastante tempo em superfícies nas quais a pessoa contaminada teve contato, facilitando a transmissão.
O tratamento do norovírus costuma ser clínico. Médicos recomendam repouso e ingestão de líquidos para evitar a desidratação, além de analgésico ou antitérmicos para reduzir febre e dores, reduzindo os sintomas. Outros remédios podem ser usados de acordo com cada caso.
A melhor forma de prevenir a infecção pelo norovirus é colocando em prática cuidados básicos de higiene, como:
Lavar as mãos com água e sabão ou higienizar com álcool gel;
Beber água tratada acondicionada em embalagens lacradas ou de fonte segura;
Não usar gelo de procedência desconhecida;
Avaliar se os alimentos foram bem cozidos, fritos ou assados;
Evitar frutas e verduras descascadas ou com a casca danificada;
Ao se alimentar na rua, comer apenas em locais nos quais você conheça a procedência e a limpeza;
Não tomar banho nem pisar na areia de praias consideradas impróprias para banho;
Usar equipamentos de proteção individual (EPI) ao manipular resíduos sólidos e higienizar banheiros públicos;
Seguir boas práticas de manipulação de alimentos.