Logo Folha de Pernambuco

OPERAÇÃO CHAMADA RESTRITA

PE e SP: presidiários que extorquiam vítimas por ligação com ameaças de morte são alvos de operação

Polícia Civil solicitou bloqueio de ativos financeiros no valor de R$ 1 milhão. Mandados em Pernambuco são cumpridos em Igarassu

Operação cumpre mandados em Igarassu e em São PauloOperação cumpre mandados em Igarassu e em São Paulo - Foto: Polícia Civil de Pernambuco/Divulgação

Presidiários membros de uma quadrilha suspeitos de extorsão e lavagem de dinheiro são alvos da Operação Chamada Restrita, deflagrada nesta terça-feira (3) pela Polícia Civil de Pernambuco.

De acordo com a corporação, os suspeitos ligavam para as vítimas a partir de chamadas restritas, sem identificar os números. 

Os alvos do bando eram principalmente empresários. Os criminosos diziam nas chamadas que as vítimas do golpe estariam delatando atividades a policiais e que estariam tendo prejuízos financeiros por conta disso. 

Eles ameaçavam as vítimas e familiares de morte e as compeliam a realizar transferências por Pix para contas de terceiros.

Esses terceiros, eram "laranjas", segundo a polícia, também estão sendo investigados. Entre os "laranjas", havia esposas desse presidiários. 

A Polícia Civil de Pernambuco solicitou ainda o bloqueio de ativos financeiros no valor de R$ 1 milhão. 

A operação cumpre nesta terça-feira em Igarassu, na Região Metropolitana do Recife (RMR), e em São Paulo um total de dois mandados de prisão e cinco mandados de busca e apreensão.

As ordens judiciais foram expedidas pela 2ª Vara Criminal da Comarca de Paulista, também na RMR.

Presos e materiais apreendidos pela operação estão sendo encaminhados para a Delegacia de Polícia Civil de Paulista.

As investigações sobre a atuação dos criminosos começaram em fevereiro de 2022. A operação é presidida pelo delegado Adyr Martens, titular da 8ª Delegacia Seccional. Participam da execução da operação 40 policiais civis.

 

 

Veja também

Cebola foi provável fonte de surto de E.Coli em lanche do McDonald's nos EUA
Saúde

Cebola foi provável fonte de surto de E.Coli em lanche do McDonald's nos EUA

Estímulo cerebral, uma esperança para quem sofre lesões na medula espinhal
ciência

Estímulo cerebral, uma esperança para quem sofre lesões na medula espinhal

Newsletter