Taiwan realiza exercícios de mísseis enquanto a China aumenta as ameaças militares na região
O porta-voz do Ministério da Defesa disse que todos os mísseis lançados na terça-feira atingiram seus alvos
O exército de Taiwan lançou mísseis terra-ar em exercícios militares conduzidos nesta terça-feira, 20, em resposta à crescente pressão militar da China. Os exercícios ocorreram na Base Militar de Jiupeng, em uma área remota no sul da região.
Entre os mísseis lançados estavam os mísseis antibalísticos Sky Bow III de fabricação nacional de Taiwan, juntamente com os mísseis Patriot PAC II e Standard de fabricação norte-americana.
O porta-voz do Ministério da Defesa, Sun Li-fang, disse que todos os mísseis lançados na terça-feira atingiram seus alvos. "Isso mostra que nosso treinamento é muito rigoroso e sólido", disse ele.
Leia também
• Xi Jinping promete fortalecer laços políticos e econômicos da China com o Vietnã
• Taiwan remodela suas manobras militares para adaptá-las às ameaças chinesas
• China suspende negociação nuclear com EUA por vendas de armas a Taiwan
Pequim não reagiu imediatamente ao exercício de Taiwan. A China envia jatos e embarcações militares para perto de Taiwan com frequência, no que os críticos chamam de tática de intimidação.
A China reivindica a ilha democraticamente governada de Taiwan como seu próprio território, a ser colocada sob seu controle pela força, se necessário, e aumentou sua ameaça militar nos últimos anos.
O Ministério da Defesa de Taiwan disse nesta terça-feira que avistou cinco jatos militares chineses e 11 navios perto de suas costas nas últimas 24 horas.
Uma aeronave cruzou a linha mediana do Estreito de Taiwan, uma zona de demarcação não oficial entre os dois lados.