Talibã pede resolução da crise entre Rússia e Ucrânia por 'meios pacíficos'
O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Emirado Islâmico do Afeganistão emitiu uma nota através do Twitter pedindo urgência na resolução da crise
O Talibã pediu paz entre a Rússia e Ucrânia nesta sexta-feira (25). O governo Talibã, regente no Afeganistão, expressou preocupação com os civis ucranianos que enfrentam o avanço das tropas russas em direção a capital Kiev.
O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Emirado Islâmico do Afeganistão emitiu uma nota através do Twitter pedindo urgência na resolução da crise.
Na declaração, Abdul Qahar Balkhi disse que está acompanhando de perto a situação da Ucrânia. "O Emirado Islâmico pede moderação de ambas as partes. Todos os lados precisam desistir de tomar decisões que possam intensificar a violência".
Leia também
• Putin se comporta 'como os nazistas', acusa porta-voz da UE
• Atletas ucranianos pedem fim da invasão russa
• Presidente da França pediu a Putin "fim imediato" de ofensiva na Ucrânia
Em seguida, a nota faz um apelo por diálogo e paz: "O Emirado Islâmico do Afeganistão, com a sua política externa de neutralidade, apela para que ambos os lados do conflito resolvam a crise por meio de diálogo e meios pacíficos".
O texto termina pedindo que os dois países "prestem atenção à segurança das vidas de estudantes e migrantes afegãos na Ucrânia".
Confira:
Statement concerning crisis in #Ukraine pic.twitter.com/Ck17sMrAWy
— Abdul Qahar Balkhi (@QaharBalkhi) February 25, 2022
A Rússia, que é uma aliada do Talibã, continua avançando em direção a Kiev pelo norte e leste do país, e enquanto vários mísseis continuam atingindo a Ucrânia, Putin alega que seu desejo é "libertar os ucranianos da opressão".