Logo Folha de Pernambuco

Animais

Tartaruga-de-pente desova em praia do Janga, em Paulista

Local do ninho foi isolado pela prefeitura da cidade

Desova da tartaruga na praia de EnseadinhaDesova da tartaruga na praia de Enseadinha - Foto: Divulgação/Prefeitura de Paulista

A cidade de Paulista, na Região Metropolitana do Recife, registrou a terceira desova de tartaruga marinha em 2023. O local escolhido da última vez, no final da noite de terça-feira (17), foi a praia de Enseadinha, no Janga.

Segundo a prefeitura, a tartaruga-de-pente, da espécie Eretmochelys imbricata, desovou por volta das 23h. O fato foi presenciado pelo morador Jaime Costa, que resolveu entrar em contato com a gestão municipal para informar.

“Assim que percebi o fato, resolvi ligar, porque eles são responsáveis por monitorar e proteger as tartarugas aqui no município”, disse.

Leia também

• Tartaruga marinha resgatada em praia de Goiana não resiste a ferimentos e morre

• Ninho de tartaruga marinha foi encontrado na praia de Enseadinha

• Jonathan, o mais velho dos animais terrestres, faz 190 anos

Após o relato do morador, já na manhã de quarta-feira (18), a analista ambiental do município, Bruna Maldonado, foi ao local identificado para realizar o devido cercamento do ninho, que será monitorado até o nascimento dos filhotes. 

"A tartaruga-de-pente é a espécie mais comum que desova no litoral de nossa cidade. Na temporada reprodutiva passada, foram mais de 15 ninhos, identificados e monitorados, só dessa espécie. Atualmente, já estamos com dois ninhos confirmados no local”, informou a analista.

Ninho foi isolado por funcionários da prefeitura (Foto: Divulgação/Prefeitura de Paulista)

A analista ainda lembra que, como a praia de Enseadinha está numa área urbanizada, é preciso um cuidado maior, para evitar que ocorram danos aos ninhos, assim como desovas que ainda não tenham sido identificadas possam ser danificadas. “É de suma importância o monitoramento constante da área, realizando o bloqueio dos acessos”, acrescentou Bruna Maldonado.

Como informar
Ao presenciar alguma tartaruga marinha desovando, o procedimento, diz a Prefeitura de Paulista, é o de manter distância, não tocar, não usar lanterna ou flash de câmera com luz branca no rosto do animal, e, imediatamente, entrar em contato com a Secretaria Executiva de Meio Ambiente.

A pasta pode ser acionada por meio do contato (81) 99836-9947, que também é WhatsApp, ou pelos canais oficiais da Prefeitura de Paulista, no endereço de Instagram @prefeiturapaulistape, ou pelos endereços auxiliares: @sema_paulista, @sedurtma, @paulista.tartarugasmarinhas, e também através do site www.paulista.pe.gov.br.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter