Logo Folha de Pernambuco

Coronavírus

Taxa de transmissão da Covid-19 segue estável no Brasil, aponta Imperial College

Índice é de 1,04 e reverte tendência de queda das semanas anteriores

Paciente com Covid-19 em quarto de hospitalPaciente com Covid-19 em quarto de hospital - Foto: Jody Amiet/AFP

A taxa de transmissão (Rt) do coronavírus no Brasil subiu para 1,04, segundo levantamento do Imperial College de Londres, atualizado nesta terça-feira. O índice mantém a tendência da semana passada, quando foi de 1,03, o mais alto desde 22 de junho.

O Rt atual significa que cada 100 pessoas contaminadas transmitem a doença para outras 104 pessoas. Quando está acima de 1, a taxa de contágio indica que o vírus avança sem controle.

Dentro da margem de erro calculada pela universidade britânica, o índice brasileiro atual pode variar de 0,99 a 1,66.

A taxa de transmissão é uma das principais referências para se acompanhar a evolução epidêmica do Sars-CoV-2 no país. No entanto, especialistas costumam ponderar que é preciso acompanhá-la por um período prolongado de tempo para avaliar cenários e tendências, levando em conta o atraso nas notificações e o período de incubação do coronavírus.

Por ser uma média nacional, o Rt também não indica que a doença esteja avançando ou retrocedendo da mesma forma nas diversas cidades, estados e regiões do Brasil. Além disso, a universidade britânica afirma que a precisão das projeções varia de acordo com a qualidade da vigilância e dos relatórios de cada país.

O Imperial College também projeta que o Brasil deve registrar 4.200 mortes pela Covid-19 nesta semana, um aumento em relação à anterior, quando foram contabilizados 4.090.

Segundo o levantamento da universidade britânica, o mundo registrou, até a última segunda-feira, mais de 231 milhões de casos de Covid-19, e mais de 4,74 milhões de óbitos.

As maiores taxas de transmissão da semana estimadas pelo Imperial College foram na Papua Nova Guiné (Rt 1,71), Egito (Rt 1,67) e Romênia (Rt 1,42).

Já as menores taxas de transmissão da Covid-19 estimadas foram no Paraguai (Rt 0,37), Suécia (Rt 0,39) e Polinésia Francesa (Rt 0,44).

Nos países da América do Sul, os maiores índices foram identificados no Brasil Argentina (Rt 1,04), Peru e Venezuela (Rt 1,02) e Colômbia (Rt 0,90).

Veja também

Governo processa 17 planos de saúde por cancelamentos unilaterais
Planos de saúde

Governo processa 17 planos de saúde por cancelamentos unilaterais

Município de Paulista realiza, neste sábado (23), dia D de vacinação antirrábica
Folha Pet

Município de Paulista realiza, neste sábado (23), dia D de vacinação antirrábica

Newsletter