coronavírus

Taxa de transmissão de Covid-19 no Brasil cai para menos de um, mostra Imperial College

É a primeira vez na onda provocada pela Ômicron que pandemia entra em desaceleração

Centro de testagem da Covid-19Centro de testagem da Covid-19 - Foto: Américo Santos/SEI

A taxa de transmissão (Rt) do coronavírus no Brasil caiu para 0,97, a primeira vez abaixo de 1 desde janeiro, quando houve a explosão de casos provocados pela variante Ômicron. A informação é do levantamento do Imperial College de Londres, atualizado nesta terça-feira (22).

O Rt brasileiro atual significa que cada 100 pessoas contaminadas transmitem a doença para outras 97 pessoas. Quando está abaixo de 1, a taxa de contágio indica que a propagação do vírus está em desaceleração.

Dentro da margem de erro calculada pela universidade britânica, o índice brasileiro atual pode variar de 0,93 a 1,04.

Na semana passada, o índice foi de 1,22 e, na anterior, 1,25. No dia 25 de janeiro a taxa de transmissão chegou a 1,78, o maior índice desde julho de 2021.
 

A taxa de transmissão é uma das principais referências para se acompanhar a evolução epidêmica do Sars-CoV-2 no país. No entanto, especialistas costumam ponderar que é preciso acompanhá-la por um período prolongado de tempo para avaliar cenários e tendências, levando em conta o atraso nas notificações e o período de incubação do coronavírus.

Por ser uma média nacional, o Rt também não indica que a doença esteja avançando ou retrocedendo da mesma forma nas diversas cidades, estados e regiões do Brasil. Além disso, a universidade britânica afirma que a precisão das projeções varia de acordo com a qualidade da vigilância e dos relatórios de cada país.

O Imperial College também projeta que o Brasil deve registrar 6.200 mortes pela Covid-19 nesta semana.

A desaceleração da pandemia está ocorrendo em toda a América Latina. Por aqui, a taxa segue alta no Chile (1,24), mas os vizinhos têm baixa: Venezuela (1,07), Paraguai (0,93), Uruguai (0,92) e Argentina (0,63).

A nova onda parece estar no pico na Ásia. A Malásia é o pais com Rt mais alta do mundo (1,76), seguida por Indonesia (1,53), Coreia do Sul (1,52), Papua Nova Guiné (1,50) e Singapura (1,47).

Segundo o levantamento da universidade britânica, o mundo registrou até a última segunda-feira, mais de 423,4 milhões de casos de Covid-19, e mais de 5,87 milhões de óbitos.

Veja também

Nenhum empresário sério do agro deseja queimada, diz Lula
Queimadas

Nenhum empresário sério do agro deseja queimada, diz Lula

Três brasileiros morrem em acidente de trânsito na França
França

Três brasileiros morrem em acidente de trânsito na França

Newsletter