Logo Folha de Pernambuco

autismo

Tecnologia do filme "Avatar" auxilia no diagnóstico precoce do autismo em crianças; entenda

No Dia Mundial de Conscientização do Autismo, saiba mais sobre o estudo que mapeia movimentos de jovens com o Transtorno do Espectro Autista (TEA)

Laboratório emprega sensores para capturar o movimento humano em três dimensõesLaboratório emprega sensores para capturar o movimento humano em três dimensões - Foto: Acervo Pessoal/Letícia Paes Silva

O Transtorno do Espectro Autista (TEA), popularmente chamado de autismo, é um transtorno do neurodesenvolvimento. Normalmente, a condição é diagnosticada na “segunda infância”, entre os 4 e os 6 anos de idade. Pensando nisso, pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais, desenvolveram um método para ajudar a identificar dificuldades motoras de forma precoce e analisar o controle postural em crianças com TEA. O estudo utiliza a técnica de análise de movimento vista na produção do filme Avatar, com cerca de nove câmeras em infravermelho.

O chamado 'Sistema de Análise do Movimento Tridimensional', possibilita que os pesquisadores capturem o movimento humano em três dimensões e o analisem detalhadamente, oferecendo informações das forças envolvidas no movimento.

"Câmeras infravermelhas capturam a imagem dos marcadores em várias posições ao longo do tempo, que são analisadas e processadas por softwares capazes de determinar a posição tridimensional de cada marcador em relação ao espaço" explica a mestranda do Programa de Pós-graduação em Ciências da Reabilitação (PPGCR) da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO), Letícia Paes Silva, que utiliza a tecnologia em sua pesquisa.

O processo conta, ainda, com — um software que realiza uma série de análises, incluindo cinemática, cinética e de postura, amplitude de movimento, velocidade e aceleração, entre outras — complementa.

Segundo estudo do Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA em 2012, a incidência de autismo no mundo é de 1,46% da população mundial com até oito anos — sendo 2,36% em meninos, e 0,53% em meninas.

Segundo Letícia, seu contato diário com pacientes a fez perceber o número crescente de crianças com TEA encaminhadas para atendimentos fisioterapêuticos. Ela explica que seu trabalho tem o —potencial de fornecer insights valiosos sobre os desafios motores enfrentados por crianças com TEA — diz.

Veja também

Trump indicará gestor de fundos Scott Bessent como secretário do Tesouro
Trump

Trump indicará gestor de fundos Scott Bessent como secretário do Tesouro

Governo processa 17 planos de saúde por cancelamentos unilaterais
Planos de saúde

Governo processa 17 planos de saúde por cancelamentos unilaterais

Newsletter