Logo Folha de Pernambuco

Sustentabilidade

Tecnologia inovadora no tratamento de água poluída será aplicado no riacho do Cavouco, no Recife

A técnica já aplicada no Rio Sena, em Paris

A tecnologia dos jardins filtrantes será aplicada na foz do rio Riacho do Cavouco, no Parque do CaiaraA tecnologia dos jardins filtrantes será aplicada na foz do rio Riacho do Cavouco, no Parque do Caiara - Foto: Divulgação

Recife contará com uma iniciativa de tecnologia inovadora para tratamento da água poluída, na foz do Riacho do Cavouco, no Parque do Caiara. Trata-se dos jardins filtrantes.

Projetados para ocupar aproximadamente 7 mil m², os Jardins serão responsáveis pelo tratamento de cerca de 10% da vazão da água do riacho que desaguará no Rio Capibaribe.

A iniciativa, projeto-piloto do Programa CITInova, coexecutado pela Agência Recife para Inovação e Estratégia (ARIES) será um dos temas discutidos no II Seminário de Engenharia Ambiental da Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Assim, a palestra da ARIES intitulada “Projeto CITinova: a implementação de Jardins Filtrantes no riacho do Cavouco” acontecerá no dia 29 de junho a partir das 19h. Além disso, terá participação de Luana Alves, Arquiteta e Urbanista do Projeto CITinova; e Mariana Amazonas, representante regional da Phytorestore, empresa responsável técnica dos Jardins Filtrantes.

Vale lembrar que o evento organizado pelo Núcleo de Comunicação Ambiental abordará o tema “Ecossistemas Urbanos: Desafios para o Estado de Pernambuco”.

 

Aberto ao público, o vento terá transmissão feita pelo canal Engenharia Ambiental_UFRPE, no YouTube. Será gratuito e dará certificado para os inscritos. As inscrições poderão ser feitas pelo Sympla.

Jardins Filtrantes

Essa técnica já foi a solução sustentável aplicada, inclusive, no Rio Sena. É uma estação de tratamento natural projetada como um parque ou jardim público a fim de promover a biodiversidade.

Compatível com a dinâmica da cidade e com um design participativo, eles podem construir um meio natural pedagógico impactando na conscientização da população e na sua relação com o rio. A iniciativa que será implantada no Recife se encontra na fase de finalização do projeto executivo.

Veja também

Newsletter