Tedros Adhanom, diretor-geral da OMS, recebe alta após passar a noite em hospital do Rio
Adhanom passou a noite em observação e realizou todos os exames necessários, que constataram indicadores clínicos sem indícios de gravidade
O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, passou a noite no Hospital Samaritano da Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio, após sentir-se mal na tarde desta quarta-feira. O dirigente, que veio ao Rio de Janeiro para a cúpula do G20, recebeu alta por volta das 8h de hoje. A unidade não informou o motivo da internação.
Em nota, o Hospital Samaritano afirmou que "o paciente passou a noite em observação, realizou todos os exames necessários, que constataram indicadores clínicos sem indícios de gravidade". Na segunda-feira, Adhanom chegou a receber um primeiro atendimento ao manifestar sintomas de hipertensão em meio ao encontro do bloco diplomático.
Leia também
• Relação entre Brasil e China vive melhor momento, diz Xi Jinping
• Cúpula do G20 foi "vitória da diplomacia brasileira" em contexto global desafiador, dizem analistas
• G20: presidente do Paraguai recebe alta após ser hospitalizado no Rio
Na ocasião, o diretor recorreu à equipe de profissionais que manteve expediente no local, numa estrutura montada pela Secretaria Municipal de Saúde do Rio. Foi medicado e, então, liberado assim que a pressão arterial se estabilizou. Um discurso dele para os chefes de Estado foi realizado logo depois do ocorrido.
A OMS foi uma das 16 instituições internacionais convidadas para o G20. A organização assumiu protagonismo na pandemia da Covid, e Adhanom frequentemente aparecia para falar do surgimento de cepas, do desenvolvimento de vacinas e de formas de prevenção ao contágio.