Clima

Teerã vive sua pior seca em 50 anos

As cinco represas que fornecem água para a capital retêm atualmente menos de um terço de sua capacidade

Imagem ilustrativaImagem ilustrativa - Foto: Pixabay

Teerã sofre a pior seca em meio século devido a uma redução de 97% das chuvas, afirmou nesta terça-feira (26) um alto responsável da empresa regional de águas.

As chuvas na capital iraniana alcançaram 0,4 mm desde 23 de setembro, em comparação com 14,3 mm durante o mesmo período do ano passado, afirmou o vice-diretor de Água e Hidroeletricidade, Mohamad Shariari, citado pela agência de notícias Isna.

"As águas subterrâneas e superficiais estão em estado crítico e não houve uma seca comparável nos últimos 50 anos", informou.

As cinco represas que fornecem água para a capital retêm atualmente menos de um terço de sua capacidade, ou seja, 477 milhões de m3 em vez de 2 bilhões.

No ano passado, o volume de água retido foi de 729 milhões de m3.  

Além disso, o consumo de água nos setores agrícola e industrial aumentou 14% e 8% respectivamente no final de setembro, em comparação com o ano passado. 

Ao mesmo tempo, a produção hidroelétrica se reduziu 40% até alcançar os 250 mil megawatts por hora nos últimos seis meses, segundo Shariari. 

A província de Teerã conta com 13,5 milhões de habitantes - 16,5% da população total do país - espalhados em um território que não supera 1,1% da superfície do Irã.

Veja também

Maduro diz que González Urrutia lhe pediu 'clemência' para sair da Venezuela
Venezuela

Maduro diz que González Urrutia lhe pediu 'clemência' para sair da Venezuela

'Estamos tentando evitar o fim do mundo': Flávio Dino defende gastos com incêndios
Queimadas

'Estamos tentando evitar o fim do mundo': Flávio Dino defende gastos com incêndios

Newsletter