CIÊNCIA

Telescópio Webb detecta galáxia mais distante e antiga do universo

De acordo com a NASA, a galáxia tem uma massa centenas de milhões de vezes maior que a do Sol; descoberta supera recorde de observação anterior, batido pelo próprio James Webb

Visão artística do James Webb Space TelescopeVisão artística do James Webb Space Telescope - Foto: Agência Espacial Europeia

O Telescópio Espacial James Webb bateu seu próprio recorde de alcance de observação ao detectar a galáxia mais distante e mais antiga já descoberta, que existia 290 milhões de anos após o Big Bang, anunciou a NASA nesta quinta-feira.

A agência espacial americana explicou que essa galáxia brilhante apresenta peculiaridades que têm “profundas implicações” para a compreensão das primeiras eras do universo.

Stefano Carniani e Kevin Hainlin, dois pesquisadores envolvidos na descoberta, disseram em um comunicado que a chamada JADES-GS-z14-0 “não é o tipo de galáxia previsto por modelos teóricos e simulações de computador” no início do universo.

— Estamos muito satisfeitos em ver a extraordinária diversidade de galáxias que existiam na aurora cósmica — acrescentaram.

Em astronomia, ver longe é o mesmo que voltar no tempo. Por exemplo, a luz do sol leva oito minutos para chegar à Terra, portanto, vemos o Sol como ele era há oito minutos. Ao olhar ainda mais longe, é possível perceber esses objetos como eram há bilhões de anos.

À medida que o brilho das galáxias mais distantes chega à Terra, a expansão do universo estica e desloca essa luz para a faixa do infravermelho, um espectro que o James Webb é capaz de detectar com uma clareza sem precedentes.

Urano como nunca visto: nova imagem do James Webb mostra 27 luas e tempestades no planeta de gelo

Esse megatelescópio opera exclusivamente no espectro infravermelho para explorar o universo mais jovem, uma de suas principais missões.

Desde seu lançamento em dezembro de 2021, o telescópio tem observado galáxias muito distantes, mas com o anúncio desta quinta-feira ele bate seu próprio recorde de alcance de observação. Estima-se que a luz dessa nova galáxia tenha levado mais de 13,5 bilhões de anos para chegar à Terra (o Big Bang aconteceu há 13,8 bilhões de anos).

De acordo com a NASA, essa galáxia é “excepcionalmente brilhante considerando sua distância” e sua massa é estimada em centenas de milhões de vezes a do Sol.

A descoberta supera o recorde anterior da galáxia mais antiga conhecida, a JADES-GS-z13-0, que existia 320 milhões de anos após o Big Bang.

Uma das questões que essa descoberta levantou para os pesquisadores foi: “Como a natureza pode criar uma galáxia tão grande, maciça e brilhante em menos de 300 milhões de anos?

Considerado uma joia da engenharia, o Telescópio James Webb está localizado a 1,5 milhão de quilômetros da Terra e é usado por cientistas de todo o mundo para pesquisas.

Veja também

Furacão John, rebaixado para tempestade tropical, deixa dois mortos no México
AMÉRICA DO NORTE

Furacão John, rebaixado para tempestade tropical, deixa dois mortos no México

Os 3 principais benefícios das maçãs para a saúde e receitas para consumi-las ao longo do dia

Os 3 principais benefícios das maçãs para a saúde e receitas para consumi-las ao longo do dia

Newsletter