Tempestade de areia atinge cidades do interior de São Paulo
Rajadas de vento chegaram a 92km/h, confira o vídeo
Neste domingo (26), moradores de Ribeirão Preto, no norte do estado de São Paulo, acompanharam um fenômeno da natureza pouco comum: uma tempestade de areia. Segundo a meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Andrea Ramos, os dias secos e quentes favoreceram a tempestade de areia.
“Estávamos com dias muito quentes e secos, o que favoreceu as rajadas de vento que, segundo o aeroporto local de Ribeirão Preto, chegou a 92 quilômetros por hora (km/h). A rajada de vento favoreceu a expulsão da poeira do chão, a onda quente favoreceu o aquecimento, com umidades abaixo de 20%. Então, todo esse ambiente favoreceu esse fenômeno, quando há o desenvolvimento vertical em que a poeira sai do solo e gera essa tempestade de areia", explicou Andrea.
Leia também
• Atividade do vulcão das Canárias tem queda acentuada nas últimas horas
• Terremoto na ilha grega de Creta deixa um morto e nove feridos
• Tempestade de neve mata cinco alpinistas no Monte Elbrus na Rússia
"E teve chuva, quando passou a tempestade de areia foram registrados vários pontos de chuva, não só em São Paulo como em Minas Gerais”, acrescentou a meteorologista.
O fenômeno também foi registrado em Franca, Jales, Presidente Prudente e Araçatuba e em cidades do Triângulo Mineiro.
A meteorologista informou que não há previsão para que o fenômeno se repita nos próximos dias. “Para os próximos dias a previsão é de chuva, principalmente em outubro, considerado um mês chuvoso, não haverá ambiente que favoreça esse fenômeno novamente”, reforçou.
URGENTE
— Kallil Oliveira (@kalliloliveira_) September 26, 2021
Tempestade de areia em Franca, interior de SP.
Tempestades de areia também foram registradas em outras regiões do país pic.twitter.com/ZH1D0m8gCX