Logo Folha de Pernambuco

Isha

Tempestade Isha deixa um morto na Escócia e perturbações no Reino Unido e Irlanda

Mais de 235.000 casas e empresas ficaram sem eletricidade na manhã de hoje

Mais de 235.000 casas e empresas ficaram sem eletricidade na manhã de hojeMais de 235.000 casas e empresas ficaram sem eletricidade na manhã de hoje - Foto: Paul Ellis/AFP

Um homem morreu na Escócia, quando seu carro bateu em uma árvore derrubada pelo temporal, e milhares de casas ficaram sem energia elétrica na Irlanda e no Reino Unido pela tempestade Isha, que também causou interrupções nos transportes, anunciaram as autoridades.

De acordo com a polícia da Escócia, o homem, de 84 anos, morreu na tarde de domingo perto de Edimburgo.

Mais de 235.000 casas e empresas ficaram sem eletricidade na manhã de hoje, especialmente no noroeste do país, segundo o gestor da rede de energia na Irlanda, ESB, citado pela televisão pública irlandesa RTE.

Um funcionário do ESB, Brian Tapley, disse à RTE que a energia deve ser restabelecida ainda nesta segunda-feira, mas que pode levar vários dias para alguns clientes terem seu pleno funcionamento.

De acordo com a RTE, cerca de 150 voos, o equivalente a 25% da movimentação do dia, foram cancelados no aeroporto de Dublin no domingo (21), embora o tráfego tenha sido retomado esta manhã.

Na Irlanda do Norte, 45.000 clientes ficaram sem energia, segundo o gestor da rede.

Algumas árvores em Dark Hedges, uma avenida de faias no condado de Antrim, na Irlanda do Norte, famosa pela série "Game of Thrones", também foram danificadas, e três delas, derrubadas pela tempestade, segundo informação do responsável pelo local turístico.

Na ilha vizinha da Grã-Bretanha, mais de 30.000 clientes foram afetados.

Na Escócia, as autoridades emitiram um alerta vermelho para ventos fortes na noite de domingo e, na manhã desta segunda-feira, nenhum trem circulava, devido à queda de árvores nos trilhos e às inundações. A expectativa é que o tráfego possa ser retomado ainda hoje.

Muitos aviões não conseguiram decolar ou aterrissar no aeroporto de Edimburgo, e alguns foram desviados para outros aeroportos britânicos, ou europeus.

De acordo com o Met Office, a agência meteorológica britânica, foram registrados ventos de até 160 km/h no nordeste da Inglaterra.

Isha é a nona tempestade a ser nomeada desde setembro.

Após a passagem de Isha, as previsões anunciam a chegada da tempestade Jocelyn, que trará chuva e ventos fortes à Irlanda e ao Reino Unido na terça e quarta-feiras.

Veja também

Uruguai vota em segundo turno que pode levar à esquerda de volta ao poder
eleição

Uruguai vota em segundo turno que pode levar à esquerda de volta ao poder

Todos os hospitais de Gaza irão reduzir ou cessar atividades por falta de combustível
Guerra no oriente médio

Todos os hospitais de Gaza irão reduzir ou cessar atividades por falta de combustível

Newsletter