Logo Folha de Pernambuco

meteorologia

Tempestade tropical Ernesto avança pelas Antilhas rumo a Porto Rico

A tempestade pode se tornar um furacão na quarta-feira, quando seu centro estiver ao norte de Porto Rico, disse o NHC

A tempestade tropical Ernesto avança nesta terça-feira(13) pelo Caribe rumo a Porto Rico, onde deverá causar fortes chuvasTempestadeA tempestade tropical Ernesto avança nesta terça-feira(13) pelo Caribe rumo a Porto Rico, onde deverá causar fortes chuvasTempestade - Foto: Inmet/Divulgação

A tempestade tropical Ernesto avança nesta terça-feira(13) pelo Caribe rumo a Porto Rico, onde deverá causar fortes chuvas.

A tempestade está localizada 405 km a sudeste da capital porto-riquenha, San Juan, e se desloca para o oeste com ventos máximos sustentados de 85 km/h, indicou o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC, sigla em inglês) em seu último boletim.

Segundo suas previsões, Ernesto passará perto ou sobre as Ilhas Virgens à tarde e continuará avançando a nordeste e norte de Porto Rico à noite e na quarta-feira.

A tempestade pode se tornar um furacão na quarta-feira, quando seu centro estiver ao norte de Porto Rico, disse o NHC. Existe, no entanto, o risco de que isso aconteça mais cedo do que o esperado, razão pela qual foram emitidos alertas de furacão para as Ilhas Virgens e as ilhas porto-riquenhas de Culebra e Vieques.

As autoridades de Porto Rico mobilizaram a Guarda Nacional, suspenderam as aulas nas escolas públicas e enviaram para casa funcionários cujo trabalho não era essencial devido à chegada da tempestade tropical.

Nesta ilha caribenha, território não incorporado dos Estados Unidos, as chuvas podem deixar entre 152 e 203 mm de água acumulada, segundo o NHC.

O centro dos Estados Unidos emitiu um alerta de tempestade tropical para Porto Rico, São Cristóvão e Nevis, Montserrat, Antígua e Barbuda, Anguila, São Martinho, São Bartolomeu, Ilhas Virgens dos EUA, Ilhas Virgens Britânicas e Guadalupe.

Segundo o Escritório de Administração Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA, em inglês), a temporada de furacões deste ano no Atlântico – que vai de junho a novembro – está agitada, já que as altas temperaturas dos oceanos aumentam a intensidade dessas tempestades.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter