Logo Folha de Pernambuco

EUA

Tempestade tropical Idalia vira furacão e avanço em direção à Flórida

Governador da Flórida declarou estado de emergência em 46 condados na segunda-feira (28) e anunciou a retirada de moradores no oeste do estado

Área inundada de Batabano, província de Mayabeque, CubaÁrea inundada de Batabano, província de Mayabeque, Cuba - Foto: Yamil Lage/AFP

A tempestade tropical Idalia ganhou força nesta terça-feira (29) e virou furacão em sua trajetória para a costa do Golfo da Flórida, informou o Centro Nacional de Furacões (NHC) dos Estados Unidos.

"Idalia agora é um furacão. A expectativa é que se intensifique e vire rapidamente um grande furacão, extremamente perigoso, antes de tocar o solo na quarta-feira", afirma um alerta do NHC publicado às 9h00 GMT (6h00 de Brasília).

Ron DeSantis, governador da Flórida e pré-candidato à presidência dos Estados Unidos, declarou estado de emergência em 46 condados na segunda-feira e anunciou a retirada de moradores no oeste do estado.

“Este vai ser um furacão potente e, sem dúvida, vai afetar o estado da Flórida de muitas maneiras diferentes. Então, por favor, preste atenção nas diretrizes das autoridades locais”, afirmou DeSantis em uma entrevista coletiva.

O presidente americano Joe Biden conversou com DeSantis na segunda-feira (28) e aprovou uma declaração de emergência para a Flórida, o que garantiu ajuda federal para enfrentar a passagem do furacão.

Idália, com ventos máximos sustentados de 110 km/h, provocou a retirada de milhares de moradores das províncias do oeste de Cuba na segunda-feira.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter