ALERTA

Tempo está acabando, adverte papa aos líderes da COP26

Papa FranciscoPapa Francisco - Foto: Vincenzo Pinto/AFP

"O tempo está acabando" para salvar o planeta, advertiu o papa Francisco nesta quinta-feira aos líderes políticos reunidos na Escócia (Reino Unido) na véspera do encerramento da conferência da ONU sobre a mudança climática COP26. 

"Suplicamos para que o dom da sabedoria e a força de Deus guiem os líderes da comunidade internacional em sua busca para encarar o importante desafio, com decisões concretas, inspiradas na responsabilidade com as gerações presentes e futuras", escreveu o papa em uma carta em inglês, dirigida aos católicos da Escócia e divulgada pelo Vaticano.

"O tempo está acabando, esta oportunidade não deve ser desperdiçada", destacou o pontífice argentino, de 84 anos, que manifestou "pesar" por não ter viajado à cidade de Glasgow, sede da conferência, "como esperava".

 

No fim de outubro, o papa recordou "aos que tomam as decisões políticas (...) que estão convocados em caráter de urgência a apresentar respostas eficazes à crise ecológica atual".

O pedido do pontífice foi anunciado depois que Estados Unidos e China, os principais emissores de gases do efeito estufa - quase 40% -, anunciaram na quarta-feira um acordo conjunto para reforçar a luta contra a mudança climática na próxima década.

O anúncio aumentou as esperanças para que os países adotem novos e grandes compromissos, a apenas dois dias do fim da conferência sobre a mudança climática.

Veja também

Projeto de inclusão do IFPE conquista 1º lugar estadual do Prêmio IEL de Talentos
Inclusão

Projeto de inclusão do IFPE conquista 1º lugar estadual do Prêmio IEL de Talentos

Israel confirma morte de dois soldados em combates perto da fronteira com o Líbano
ORIENTE MÉDIO

Israel confirma morte de dois soldados em combates perto da fronteira com o Líbano

Newsletter