SAÚDE

Tenho sintomas de dengue, posso tomar a vacina?

Procura pelo imunizante aumentou em meio a explosão de casos da doença

Pessoa com febrePessoa com febre - Foto: Freepik

A explosão de casos de dengue no Brasil já refletem na busca por vacinas. Dados Grupo Fleury mostram que o número da venda de vacinas contra dengue aumentou 57% no Rio de Janeiro; 100% na Bahia e 112% no Rio Grande do Sul, segundo informações do blog do Ancelmo Gois.

A Associação Brasileira de Clínicas de Vacinas (ABCVAC) registrou um aumento de 110% na vacinação contra a dengue em clínicas privadas em janeiro em relação a dezembro. No SUS, o Ministério da Saúde, disponibiliza o imunizante gratuitamente para crianças de 10 a 14 anos.

Devido ao número limitado de doses disponível, a pasta orienta começar pela vacinação daqueles de 10 a 11 anos. Essas idades também representam o maior índice de hospitalização pela dengue na faixa etária. No entanto, uma pergunta que se torna cada vez mais comum em meio ao aumento vertiginoso dos casos doença é: tenho sintomas de dengue, posso tomar a vacina?

De acordo com o infectologista Alexandre Naime Barbosa, professor da Unesp e coordenador científico da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), a resposta é "não".

— A recomendação é esperar 15 a 30 dias para tomar a vacina após um episódio sincrônico febril.

 

Por outro lado, vale ressaltar que quem já teve dengue não só pode como deve tomar a vacina. Estudos mostram que a vacina é ainda mais benéfica para esses indivíduos, já que uma segunda contaminação tende a ser mais grave.

Veja também

Projeto de inclusão do IFPE conquista 1º lugar estadual do Prêmio IEL de Talentos
Inclusão

Projeto de inclusão do IFPE conquista 1º lugar estadual do Prêmio IEL de Talentos

Israel confirma morte de dois soldados em combates perto da fronteira com o Líbano
ORIENTE MÉDIO

Israel confirma morte de dois soldados em combates perto da fronteira com o Líbano

Newsletter