Logo Folha de Pernambuco

Linha Centro do Metrô

Tentativa de roubo de cabos provoca atrasos na Linha Centro do Metrô

Técnicos da CBTU trabalham para manutenção do sistema, que deve voltar a operar até o fim do dia

Linha Centro do MetrôLinha Centro do Metrô - Foto: Paullo Allmeida/Folha de Pernambuco

A tentativa de roubo de 200 metros de cabos próximo à Estação Camaragibe do Metrô do Recife provoca atrasos na Linha Centro, nesta quarta-feira (30). Técnicos da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) trabalham para manutenção do sistema, que deve voltar a operar até o fim do dia.

De acordo com a  CBTU, durante a madrugada, cabos foram cortados, mas, com a chegada da equipe de segurança os ladrões fugiram. Os cabos foram deixados no local.

Por causa da tentativa de roubo, os trens circulam com velocidade reduzida, o que afeta os intervalos das viagens. 

Segundo o gerente de comunicação da CBTU, Salvino Gomes, no trecho onde os cabos foram cortados a velocidade média cai de 70 a 80 km/h para menos de 20 km/h. "[Essa redução] aumenta o intervalo de 12 para 18 a 20 minutos no ramal Camaragibe", explicou.
 

"O roubo de cabos gera vários transtornos, como falsa ocupação (o sistema entende que há um trem num local da via que na verdade está vazio), problemas na máquina de chaves (a máquina que troca o trem de uma via para outra), dentre outros", informou a CBTU em nota oficial. 

A CBTU ainda destaca que roubo e recepção de cabos roubados, além de ser crime, também prejudica todos os passageiros que utilizam o sistema.

Denúncias sobre roubo de cabos podem ser feitas pelo serviço telefônico Metrô Denúncia, no (81) 3455-4566, que funciona 24h, todos os dias. Não é preciso se identificar.

Veja também

Latidos excessivos: um sinal de alerta dos cães
Folha Pet

Latidos excessivos: um sinal de alerta dos cães

Ministro de Israel defende reduzir a população da Faixa de Gaza pela metade
Faixa de Gaza

Ministro de Israel defende reduzir a população da Faixa de Gaza pela metade

Newsletter