Educa Mais Brasil

Ter ensino superior aumenta renda em mais de 100%, afirma pesquisa

Seis em cada 10 alunos pagam mensalidades com auxílio de bolsa ou financiamento

Foto: Agência Educa Mais Brasil

Após a conclusão do ensino superior, o profissional tem um aumento de renda mensal da ordem de 182%, segundo pesquisa divulgada pelo Sindicato de Mantenedoras dos Estabelecimentos de Ensino Superior (Semesp), divulgada nessa quinta (3).

Uma diferença significativa entre a renda mensal dos homens e das mulheres egressos do ensino superior também é registrada, conforme a Semesp: 17,4% dos homens, nessa condição, recebem mais de R$ 10 mil, enquanto apenas 6,1% das mulheres apresentam rendimento nessa faixa.

Dentre os entrevistados, cerca de 2,5% recebiam mensalmente um valor acima de R$ 5 mil antes de concluir o ensino superior. Esse percentual salta para 31,5% entre os formados. 

Já 27,1% dos egressos de curso superior disseram que passaram a receber de cinco mil a dez mil reais após a conclusão do curso.

A pesquisa contou com a participação gratuita e facultativa de 9.228 egressos e alunos da educação superior, entre os dias 13 de outubro a 16 novembro de 2020, por meio virtual. 

Bolsas de estudo
De acordo com o levantamento, seis a cada 10 egressos entrevistados pagavam mensalidade durante a graduação, a maioria com o auxílio de bolsa de estudo ou financiamento estudantil. O restante (40%) estudou em uma instituição pública. Para 59% dos egressos dos cursos privados não seria possível concluir o curso de ensino superior se não tivessem bolsa ou financiamento para auxiliar no custeio das mensalidades. 

Veja também

Maduro diz que González Urrutia lhe pediu 'clemência' para sair da Venezuela
Venezuela

Maduro diz que González Urrutia lhe pediu 'clemência' para sair da Venezuela

'Estamos tentando evitar o fim do mundo': Flávio Dino defende gastos com incêndios
Queimadas

'Estamos tentando evitar o fim do mundo': Flávio Dino defende gastos com incêndios

Newsletter