Logo Folha de Pernambuco

Vida Plena

Terapêuticas, relaxantes e energizantes; conheça os vários tipos de massagem

Os benefícios incluem o aumento do fluxo de nutrientes pelo corpo e a remoção de toxinas, cujo acúmulo é o que provoca as dores

Massagens podem ser feitas com polegares, mãos, cotovelos e até joelhosMassagens podem ser feitas com polegares, mãos, cotovelos e até joelhos - Foto: Ed Machado/Folha de Pernambuco

Com um dia a dia puxado, o cansaço físico e mental aumenta junto com a necessidade de relaxar o corpo, aliviar tensões e minimizar dores musculares. Apesar de serem muitas as queixas, a solução pode ser uma só: uma boa massagem.

Dentre os diversos tipos existentes, as mais comuns são as massagens terapêuticas, relaxantes e energizantes. Embora tenham resultados finais diferentes, a fisioterapeuta Priscila Melo explica que o princípio básico é o mesmo. "Toda prática de massagem consegue aumentar a circulação sanguínea e promover o distensionamento muscular. O que muda em cada uma delas são as manobras realizadas, que variam de acordo com o objetivo desejado, que pode ser para aliviar tensão e estresse, minimizar dores ou mesmo dar uma revigorada no astral", explica a profissional.

(PODCAST) Canal Saúde - Terapeuta Fernando Sujan fala sobre os benefícios físicos e psicológicos da massagem

Folha de Pernambuco · 14.10.21 - Terapeuta Fernando Sujan fala sobre os benefícios físicos e psicológicos da massagem

A servidora pública Jaqueline Fragoso, 37, é uma adepta das massagens. Há cinco anos, quando começou a sofrer com dores nas pernas durante o ciclo menstrual, e o alívio veio com a prática. "Durante o período menstrual, minhas pernas costumam inchar, e eu sinto muitas dores. As massagens melhoram a circulação, proporcionando uma melhora imediata", conta.

Pontos de tensão

De acordo com a esteticista Solange Zilanda, as costas costumam concentrar a maior quantidade de pontos de tensão, além de ombros e pés. "A maioria das queixas são de pessoas em busca de massagem nas costas. Normalmente essas pessoas estão tensas e nervosas. Dependendo do nível de tensão, isso pode resultar em dores no paciente."
Para alcançar esses pontos de tensão e proporcionar os resultados desejados, a massagem pode ser realizada com as mãos ou somente com os polegares. "Dependendo da intensidade da dor e do quanto a pessoa suporta, essa massagem também pode ser realizada com os cotovelos e até mesmo com os joelhos", complementa Solange.

Acessórios e automassagem

Há ainda as técnicas que utilizam de outros elementos para compor a massagem, como os óleos essenciais, bambus, pedras quentes, entre outras coisas. "Esses itens extras, combinados aos movimentos que os massagistas, podem proporcionar um resultado ainda mais profundo no paciente", destaca Priscila Melo.

A fisioterapeuta pontua também que existem técnicas de automassagem, para que a pessoa possa alcançar o bem-estar sozinha. "A automassagem é muito importante porque ajuda a pessoa a conhecer o próprio corpo. Saber onde dói, saber até onde suporta, saber como alivia. Tudo isso é muito bom, principalmente por ser um autocuidado."

Conheça os vários tipos de massagemEscreva a legenda aqui

#vidaplenajaymedafonte

Veja também

Newsletter