Logo Folha de Pernambuco

Pandemia

Terminal Integrado Joana Bezerra tem pia com água, mas não tem sabão

Os reservatórios são preenchidos apenas em dois horários, deixando grande parcela dos usuários sem acesso à higienização correta no local

As pias do terminal só têm sabão em poucos horários do diaAs pias do terminal só têm sabão em poucos horários do dia - Foto: Rafael Furtado/Folha de Pernambuco

Movimento tranquilo no final da manhã desta quarta-feira (22), no Terminal Integrado Joana Bezerra, área central do Recife. Apesar das filas, boa parte dos passageiros utilizava máscaras e as aglomerações formadas se davam na saída dos coletivos, com registro de pessoas em pé, indo de encontro à recomendação de que os veículos só poderiam sair dos terminais com todos sentados.

“No retorno para casa, principalmente, não tem como seguir o distanciamento entre as pessoas porque os ônibus saem todos lotados”, conta Helena Maria, vendedora em shopping da cidade e passageira do TI Joana Bezerra.

Água sem sabão 
O TI Joana Bezerra, um dos mais movimentados do Recife, recebe um grande fluxo de passageiros durante todo o dia. Entretanto, os que passam pelo terminal no final das manhãs e início das tardes têm se deparado com um problema que parece ser constante no local. Apesar da instalação de quatro pias para lavar as mãos, os reservatórios de sabão ficam vazios nesses horários.

“Só abastecem de manhã cedo e no final da tarde", conta um fiscal do TI que não quis se identificar. Fato constatado pela dona de casa Edilene Assis, que até tentou lavar as mãos dos seis sobrinhos que a acompanhavam, mas só com água. “Como pode isso? Não tem sabão e como se faz a higiene das mãos assim?”, reclama ela, uma entre outras pessoas flagradas pela reportagem da Folha de Pernambuco, que apenas molharam as mãos mas pias instaladas no TI.

Por meio de nota, o Grande Recife Consórcio de Transporte informou que a reposição do sabão nas pias e lavatórios do terminal é realizada constantemente ao longo do dia com reforço nos horários de pico da manhã e da tarde. Quanto ao distanciamento social, o órgão disse que fará um levantamento para saber em quais TIs é necessário refazer as marcações no piso que orientam os usuários em relação a um distanciamento seguro nas filas.

O texto diz ainda que o Grande Recife pede a compreensão e o apoio dos passageiros para que cumpram as orientações das autoridades sanitárias. Já em relação à lotação dos ônibus acima da capacidade recomendada, o órgão respondeu que tem cobrado das empresas operadoras e autuado aquelas que descumprem a portaria 074, que estabelece a lotação máxima permitida dentro dos veículos.

Veja também

Newsletter