Logo Folha de Pernambuco

Terremoto

Terremoto de 7 graus de magnitude provoca pânico e cortes de energia nas Ilhas Salomão

A energia elétrica foi cortada em algumas áreas da capital Honiara

Carros danificados pela queda de partes da fachada de um prédio em Honiara, Ilhas Salomão, após terremoto de 7 graus de magnitudeCarros danificados pela queda de partes da fachada de um prédio em Honiara, Ilhas Salomão, após terremoto de 7 graus de magnitude - Foto: Lorraine Paro / AFP

Um terremoto de 7 graus de magnitude atingiu as Ilhas Salomão nesta terça-feira (22) e provocou momentos de pânico, com o corte de energia elétrica em algumas áreas da capital Honiara.

O tremor também gerou um alerta de tsunami para áreas costeiras do arquipélago em um raio de 300 quilômetros do epicentro, mas poucas horas depois a advertência foi desativada, informou o Centro de Alertas do Pacífico.

Um repórter da AFP na capital do arquipélago, Honiara, disse que o abalo causado pelo terremoto durou cerca de 20 segundos.

"Foi grande", disse à AFP Joy Nisha, recepcionista do Heritage Park Hotel em Honiara. "Algumas coisas caíram no hotel. Tudo parece bem, mas houve pânico", acrescentou.

A energia elétrica foi cortada em algumas áreas da cidade. Os moradores abandonaram os locais de trabalho e fugiram para lugares altos.

Depois de uma estimativa inicial de 7,3 graus, o Centro Geológico dos Estados Unidos (USGS) revisou a magnitude do terremoto para 7, com epicentro a 10 quilômetros de profundidade na costa sudoeste da ilha de Guadalcanal.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter