Terremoto de magnitude 7 sacode a costa sul do Peru e deixa 8 feridos
Segundo o chefe do IGP, até meio-dia desta sexta foram registrados até 16 tremores secundários da mesma intensidade, mas apenas seis deles "causaram tremores no solo"
Um terremoto de magnitude 7 registrado nesta sexta-feira (28) na costa sul do Peru, no departamento de Arequipa, causou pelo menos oito feridos e danos leves, segundo as autoridades peruanas.
O terremoto ocorreu a uma profundidade de 42 km por volta das 00h36, horário local (02h36 no horário de Brasília), a cerca de 8 km da costa de Caravelí, 780 km ao sul de Lima, informou o Instituto Geofísico do Peru (IGP).
Por sua vez, o USGS dos Estados Unidos atribuiu ao terremoto uma magnitude de 7,2 e descartou o risco de um tsunami.
Leia também
• Polícia do Peru diz ter detido 520 membros da quadrilha Tren de Aragua
• Chile e Peru pouco produzem e ficam no empate sem gols em jogo ruim na estreia da Copa América
• Alberto Fujimori se filia a partido no Peru e aliados avaliam candidatura em 2026
O terremoto causou oito feridos, cinco deles em Ica e três em Acari, indicou nesta sexta-feira o Ministério da Saúde peruano em sua conta na rede social X.
“Em #Ica, foram atendidos cinco feridos, quatro no Hospital Ricardo Cruzado Rivarola e um no Hospital Regional de Ica”, disse o ministério, acrescentando que “o Centro de Saúde Acarí prestou atendimento ambulatorial a três feridos níveis”.
A Direção de Hidrografia e Navegação da Marinha emitiu inicialmente um alerta de tsunami, que posteriormente foi levantado pelas autoridades peruanas.
O abalo fazia sentido em Lima e na grande parte da costa sul e central do Peru.
A 41 km do epicentro está a cidade de Chala, com cerca de 10.000 habitantes, e também está localizada na área de Yauca, com uma população de 2.000 pessoas.
O prefeito de Yauca, Juan Aranguren, falou à rádio RPP que em sua cidade “há alguns muros de casas que caíram” e que a rodovia Pan-Americana que passa pela área foi afetada com algumas rachaduras.
“As crianças choraram, o terremoto foi forte”, disse um morador.
Até meio-dia desta sexta foram registrados até 16 tremores secundários da mesma intensidade, mas apenas seis deles "causaram tremores no solo", indicou o chefe do IGP, Hernando Tavera.
O mais recente ocorreu às 08h26 (10h26 em Brasília) com magnitude 4,4, e o mais forte foi de 4,6, no início da manhã.
Tsunami descartado
"Desejo transmitir tranquilidade. O terremoto passou, estamos fazendo as primeiras avaliações e até agora não há vítimas fatais a lamentar", disse o chefe de gabinete Gustavo Adrianzén, em nome do governo, à rádio RPP.
“Descartamos qualquer alerta de tsunami. Está descartado um possível tsunami”, frisou.
Tavera destacou que foi “uma movimentação bastante intensa do terreno que fez com que a população abandonasse suas casas”.
Nesta sexta-feira, o governo regional de Arequipa anunciou a suspensão das aulas em toda a província de Caravelí, em uma medida preventiva.
O Peru, com cerca de 33 milhões de habitantes, está localizado no chamado Círculo de Fogo do Pacífico, que se estende ao longo da costa oeste da América e do leste da Ásia.
Nestas regiões registra-se a maior atividade sísmica do mundo, com pelo menos uma centena de sismos perceptíveis à população por ano.