Logo Folha de Pernambuco
MUNDO

Terremoto na Tailândia: Vídeos mostram destruição após queda de edifícios; assista

Tremores atingiram região de Mianmar e país vizinho; edifício abrigaria escritórios do governo, segundo a BBC

Terremoto na Tailândia destrói prédios Terremoto na Tailândia destrói prédios  - Foto: Reprodução

Um terremoto de magnitude 7,7 atingiu Mianmar nesta sexta-feira (28), com reflexos na China e na Tailândia, onde foi decretado estado de emergência. Em Bangcoc, o desabamento de um prédio em construção deixou mais de 40 operários presos e causou a morte de pelo menos três pessoas, segundo autoridades locais.

O epicentro do tremor foi no noroeste de Sagaing, a uma profundidade rasa, de acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos. Minutos depois, a região sofreu um novo abalo, desta vez de magnitude 6,4.

Veja vídeos da destruição:

Os terremotos causaram danos generalizados, particularmente em Mianmar, onde edifícios caíram para os lados, estradas se abriram e a famosa ponte Ava desabou perto do epicentro. Do outro lado da fronteira, na Tailândia, onde terremotos fortes são raros, os tremores fizeram com que moradores de muitas cidades saíssem às ruas em pânico.

Em Bangcoc, um prédio de 30 andares em construção desabou, prendendo 43 trabalhadores, disseram policiais e médicos. Sete escaparam enquanto os outros 43 permaneceram presos nos escombros, detalhou o Instituto Nacional de Medicina de Emergência no Facebook. As autoridades tailandesas confirmaram que ao menos três pessoas morreram no colapso do edifício.

 

O enorme prédio destinado a escritórios do governo foi reduzido a um emaranhado de escombros e metal retorcido em segundos, mostraram imagens compartilhadas nas redes sociais.

Um fotógrafo da AFP no local viu ambulâncias e equipes de resgate no local, perto do amplo mercado Chatuchak da cidade, um destino popular para turistas e moradores locais.

O terremoto levou a primeira-ministra tailandesa, Paetongtarn Shinawatra, a declarar estado de emergência em Bangcoc, onde alguns serviços de metrô e trem foram suspensos, complicando ainda mais o já notório trânsito da cidade.

Veja também

Newsletter