Logo Folha de Pernambuco

Tecnologia

Tesla nega que mau funcionamento do carro tenha sido motivo de acidente fatal na China

Caso que aconteceu no início de novembro matou duas pessoas e deixou três feridas

Tesla nega que mau funcionamento tenha sido motivo de acidente mortal na China Tesla nega que mau funcionamento tenha sido motivo de acidente mortal na China  - Foto: Reprodução/Redes sociais

Negando que o acidente na China envolvendo um utilitário esportivo Model Y, no início do mês de novembro, tenha sido causado por um mau funcionamento no veículo, a Tesla afirmou que ajudará em uma investigação policial sobre o caso. Segundo autoridades locais, duas pessoas morreram e três ficaram feridas no acidente em Chaozhou, na província de Guangdong.

Em comunicado, a Tesla disse que “os dados retirados do carro não mostraram nenhuma prova de que o pedal do freio havia sido acionado antes do acidente, e o vídeo mostrou que as luzes de freio permaneceram desligadas.”

“Em vez disso, o acelerador estava fortemente envolvido na preparação para o acidente, que matou um motociclista e um estudante do ensino médio em uma bicicleta”, explicou. A empresa automotiva disse ainda que “fornecerá ativamente qualquer ajuda necessária” à investigação da polícia local, que pode envolver um investigador terceirizado.

Um usuário verificado na plataforma chinesa Weibo, semelhante ao Twitter, postando sob o título de "um membro da família do motorista", contrariou a versão da Tesla ao afirmar que o homem perdeu o controle nos últimos 2,6 quilômetros e tentou aplicar os freios, sem sucesso.

Em um protesto que atraiu a atenção internacional, uma proprietária do Model 3 subiu em cima de um veículo de exibição no salão do automóvel de Xangai do ano passado e gritou que quase morreu porque os freios de seu Tesla falharam.

Depois de enfrentar críticas de autoridades locais e da mídia estatal, a montadora norte-americana, mesmo sem reconhecer qualquer defeito nos carros, fez um pedido público de desculpas.

Veja também

Pentágono diz que tropas norte-coreanas na Rússia entrarão "logo" em combate contra Ucrânia
Combate

Pentágono diz que tropas norte-coreanas na Rússia entrarão "logo" em combate contra Ucrânia

MP da Venezuela abre investigação por "traição" contra María Corina Machado
Venezuela

MP da Venezuela abre investigação por "traição" contra María Corina Machado

Newsletter