Logo Folha de Pernambuco

Saúde

SESI Saúde realiza testes rápidos da Covid-19 na população pernambucana

A expectativa é de que cerca de cinco mil pessoas realizem os exames

Os teste são realizados de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 15h30 no SESI SaúdeOs teste são realizados de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 15h30 no SESI Saúde - Foto: Cortesia/SESI-Pe

A partir desta segunda-feira (27), o SESI Saúde passa a realizar teste rápido para detecção da Covid-19. O exame constata, em cerca de 30 minutos, se a pessoa tem anticorpos contra o coronavírus. A técnica é realizada através de duas gotas de sangue do paciente, da ponta do dedo, e utiliza a metodologia imunocromatografia, que é a geração de cor por meio de uma reação química entre antígeno (substância estranha ao organismo) e anticorpos (elementos de defesa do organismo).

Os resultados indicarão a presença ou a ausência dos anticorpos e são chamados de IgM (aponta se o paciente está ou esteve infectado e se o corpo ainda pode estar lutando contra a infecção) e IgG (indica se o paciente teve infecção anterior, com pelo menos três semanas, e está possivelmente imunizado). 

A expectativa é de que cerca de cinco mil pessoas realizem os testes rápidos. Com a iniciativa, o SESI-PE espera contribuir diretamente com o aumento da capacidade de testagem no Estado e ajudar no diagnóstico precoce dos pacientes.

“Várias medidas de prevenção estão sendo adotadas e uma das mais importantes é a massificação da testagem, pois, dessa forma, será possível identificar os infectados e isolá-los para evitar a disseminação dessa doença altamente contagiosa. Nosso objetivo é cuidar da saúde da população, sobretudo dos trabalhadores da indústria”, comenta a diretora de Saúde e Segurança na Indústria do SESI-PE, Fernanda Guerra.

O serviço é oferecido de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 15h30, na Rua Frei Cassimiro, 88, no bairro de Santo Amaro. O exame custa R$ 118,00 para o público geral. Para realizá-lo, é necessário um agendamento prévio através do telefone (81) 3202-9300. Os trabalhadores da indústria e seus dependentes têm até 20% de desconto. 

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter