Logo Folha de Pernambuco

Saúde

SESI Saúde realiza testes rápidos da Covid-19 na população pernambucana

A expectativa é de que cerca de cinco mil pessoas realizem os exames

Os teste são realizados de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 15h30 no SESI SaúdeOs teste são realizados de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 15h30 no SESI Saúde - Foto: Cortesia/SESI-Pe

A partir desta segunda-feira (27), o SESI Saúde passa a realizar teste rápido para detecção da Covid-19. O exame constata, em cerca de 30 minutos, se a pessoa tem anticorpos contra o coronavírus. A técnica é realizada através de duas gotas de sangue do paciente, da ponta do dedo, e utiliza a metodologia imunocromatografia, que é a geração de cor por meio de uma reação química entre antígeno (substância estranha ao organismo) e anticorpos (elementos de defesa do organismo).

Os resultados indicarão a presença ou a ausência dos anticorpos e são chamados de IgM (aponta se o paciente está ou esteve infectado e se o corpo ainda pode estar lutando contra a infecção) e IgG (indica se o paciente teve infecção anterior, com pelo menos três semanas, e está possivelmente imunizado). 

A expectativa é de que cerca de cinco mil pessoas realizem os testes rápidos. Com a iniciativa, o SESI-PE espera contribuir diretamente com o aumento da capacidade de testagem no Estado e ajudar no diagnóstico precoce dos pacientes.

“Várias medidas de prevenção estão sendo adotadas e uma das mais importantes é a massificação da testagem, pois, dessa forma, será possível identificar os infectados e isolá-los para evitar a disseminação dessa doença altamente contagiosa. Nosso objetivo é cuidar da saúde da população, sobretudo dos trabalhadores da indústria”, comenta a diretora de Saúde e Segurança na Indústria do SESI-PE, Fernanda Guerra.

O serviço é oferecido de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 15h30, na Rua Frei Cassimiro, 88, no bairro de Santo Amaro. O exame custa R$ 118,00 para o público geral. Para realizá-lo, é necessário um agendamento prévio através do telefone (81) 3202-9300. Os trabalhadores da indústria e seus dependentes têm até 20% de desconto. 

Veja também

Newsletter