Logo Folha de Pernambuco

EUA

Texas instala boias em rio para impedir passagem de migrantes na fronteira EUA-México

Governo local afirma que "barreira marítima impedirá travessias ilegais e contrabando humano"

Boias no Rio Grande, na fronteira do México com Estados UnidosBoias no Rio Grande, na fronteira do México com Estados Unidos - Foto: divulgação/Governo do Texas

O governo do Texas deu início à instalação de uma barreira feita com boias no Rio Grande, que divide os Estados Unidos e o México. Nessa segunda-feira (10), as primeiras imagens da montagem foram divulgadas e mostram os obstáculos que visam impedir a travessia de imigrantes que tentam entrar no território americano de forma irregular.

A implementação da barreira aconteceu por ordem do governador do Texas, Greg Abbott. O republicano tem se notabilizado pelas críticas à política migratória do governo federal, comandado pelo democrata Joe Biden.

Abbott chegou a enviar ônibus com centenas de imigrantes em situação irregular para a porta da residência oficial da vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, em Washington. O republicano justificou a instalação da barreira com a morte de quatro pessoas - incluindo uma criança - quando tentavam atravessar o rio e se afogaram, no dia 4 de julho.

O primeiro trecho da barreira custará US$ 1 milhão, terá 300 metros de comprimento e ficará em Eagles Pass, justamente o local onde os imigrantes morreram na semana passada. Cada boia tem 1,8 metro de altura.

O anúncio do início da instalação pegou de surpresa a Comissão Internacional de Fronteira e Água, que supervisiona os recursos hídricos conjuntos dos EUA e do México. O órgão é responsável por fazer cumprir os tratados de fronteira e informou que ainda estava estudando o proposta do governo do Texas.

"Nossas portas estão sempre abertas para discussões com o Texas e recentemente compartilhamos informações com eles sobre nosso processo de licenciamento e lei federal. Estamos estudando o que o Texas está propondo publicamente para determinar se e como isso afeta nossa missão de cumprir os tratados entre os EUA e o México em relação ao delineamento de fronteiras, controle de enchentes e distribuição de água, que inclui o Rio Grande", informou a Comissão, ao Border Report.

Veja também

Ministério da Saúde do Hamas anuncia novo balanço de 44.176 mortos em Gaza
GUERRA NO ORIENTE MÉDIO

Ministério da Saúde do Hamas anuncia novo balanço de 44.176 mortos em Gaza

CNJ abre semana nacional de regularização fundiária na Amazônia
BRASIL

CNJ abre semana nacional de regularização fundiária na Amazônia

Newsletter