Logo Folha de Pernambuco

Justiça

The Wall Street Journal denuncia falsas acusações contra Gershkovich na Rússia

Gershkovich foi acusado de espionagem durante viagem de cobertura pelo país em 2023

 O jornalista norte-americano Evan Gershkovich, acusado de espionagem, olha de dentro de uma jaula de vidro para os réus antes de uma audiência no Tribunal Regional de Sverdlovsk O jornalista norte-americano Evan Gershkovich, acusado de espionagem, olha de dentro de uma jaula de vidro para os réus antes de uma audiência no Tribunal Regional de Sverdlovsk - Foto: Natalia Kolesnikova/AFP

O jornal americano The Wall Street Journal denunciou como falsas as acusações contra seu repórter Evan Gershkovich, que está sendo julgado na Rússia pelo suposto crime de espionagem, enquanto a Casa Branca afirmou que fará todos os esforços para trazê-lo "de volta para casa".

"É indignante vê-lo em um tribunal para um julgamento manipulado, que ocorre em segredo e baseado em acusações inventadas", declararam os diretores do jornal Almar Latour e Emma Tucker em um comunicado nesta quarta-feira (26).

Gershkovich, de 32 anos, foi preso na Rússia há 15 meses durante uma viagem de cobertura pelo país por espionagem.

O jornalista, que nega as acusações, compareceu nesta quarta a um tribunal na cidade de Ecaterimburgo no primeiro dia de seu julgamento, que acontece a portas fechadas.

O governo do presidente democrata Joe Biden reiterou que está trabalhando para conseguir sua libertação.

"Queremos que Evan e (o ex-fuzileiro) Paul (Whelan) saibam que estamos profundamente preocupados com seu bem-estar e que este governo continuará fazendo tudo o que for possível para que voltem para casa", disse o porta-voz do Conselho de Segurança Nacional americano, John Kirby.

Gershkovich, que também trabalhou para a AFP em Moscou em 2020 e 2021 e pode se condenado a até 20 anos de prisão, é acusado de ter coletado informações confidenciais para a CIA sobre uma das principais fabricantes de armas russas, a Uralvagonzavod.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter