Tiktoker famosa é morta a tiros no Iraque
A jovem foi morta a tiros por um homem de motocicleta quando estava dentro do seu veículo
Uma tiktoker iraquiana famosa, condenada à prisão no ano passado por publicação de conteúdo considerado “indecente” nas redes sociais, foi assassinada a tiros nesta sexta-feira (26), em Bagdá, informaram funcionários da segurança.
Om Fahad, que tinha dezenas de milhares de seguidores no TikTok e no Instagram, ficou famosa por vídeos em que aparece com roupas justas dançando ao ritmo de músicas do Iraque, um país majoritariamente conservador e patriarcal.
A jovem foi morta a tiros por um homem de motocicleta quando estava dentro do seu veículo, na frente de casa, no centro de Bagdá, indicaram à AFP os funcionários, que preferiram não ser identificados.
Leia também
• Bombardeio contra campo de gás deixa 4 imemenitas mortos no Iraque
• Presidente da Turquia visita Iraque com água, petróleo e segurança na agenda
• Megaiates abandonados de Saddam Hussein viraram sucata e ponto turístico no Iraque
Em fevereiro de 2023, um tribunal condenou em primeira instância Om Fahad a seis meses de prisão por “publicação de vídeos com intenções indecentes e que atentam contra o pudor e os costumes públicos”.
O governo iraquiano lançou no ano passado uma campanha para identificar e buscar nas redes sociais “conteúdos decadentes que vão contra a moral e as tradições” da sociedade. Para isso, criou uma plataforma eletrônica que permitia à população denunciar publicações inadequadas.
Várias estrelas das redes sociais foram condenadas à prisão ou forçadas a pedir desculpas por seu conteúdo, por vezes apenas de humor ou satíricos. Em 2018, a modelo e influenciadora Tara Fares foi assassinada em Bagdá com vários tiros em seu carro conversível branco.
No Iraque, atingido por décadas de conflitos, a circulação de armas é ampla, embora as forças de segurança tenham iniciado uma campanha para recuperar esse arsenal.