eleições NOS EUA

Escolha de Tim Walz para vice indica esforços de Kamala no Centro-Oeste

O governador do Minnesota é tido como um parceiro discreto e amplamente defensor das causas democratas

Tim Walz e Kamala HarrisTim Walz e Kamala Harris - Foto: Jim Watson, Chris Kleponis/AFP

O escolhido para ser candidato a vice-presidente na chapa com Kamala Harris nos Estados Unidos, Tim Walz, é uma tentativa do Partido Democrata de manter viva a unidade partidária e de concentrar esforços na região do Centro-Oeste do país.

O governador do Minnesota é tido como um parceiro discreto e amplamente defensor das causas democratas.

Ao escolher Walz, de 60 anos, Harris está se voltando para um governador do Centro-Oeste, veterano militar e apoiador sindical que ajudou a promulgar uma ambiciosa agenda democrata para seu Estado, incluindo proteções abrangentes para direitos ao aborto e ajuda generosa às famílias.

Harris espera reforçar a posição de sua campanha no alto Centro-Oeste dos EUA, uma região crítica na política presidencial que frequentemente serve como um amortecedor para os democratas que buscam a Casa Branca.

O partido continua assombrado pelas vitórias de Trump em Michigan e Wisconsin em 2016. Trump perdeu esses Estados em 2020, mas concentrou a atual campanha neles, inclusive no Minnesota.

Colocar Walz na chapa pode ajudar os democratas a manter os 10 votos eleitorais do Estado e fortalecer o partido de forma mais ampla no Centro-Oeste.

Nenhum republicano venceu uma corrida estadual em Minnesota desde que Tim Pawlenty foi reeleito governador em 2006, mas os candidatos republicanos para procurador-geral e auditor estadual chegaram perto em 2022. 

Veja também

Maduro diz que González Urrutia lhe pediu 'clemência' para sair da Venezuela
Venezuela

Maduro diz que González Urrutia lhe pediu 'clemência' para sair da Venezuela

'Estamos tentando evitar o fim do mundo': Flávio Dino defende gastos com incêndios
Queimadas

'Estamos tentando evitar o fim do mundo': Flávio Dino defende gastos com incêndios

Newsletter