alimentação

Tirar o miolo do pão pode ajudar na sua dieta, avalia nutricionista

Para emagrecer, é necessário reduzir calorias; ao retirar o miolo do pão, o valor calórico ingerido é menor

Pão Pão  - Foto: Ed Machado/Folha de Pernambuco

O pão francês, também chamado de pão de sal, é um dos alimentos mais tradicionais no café da manhã dos brasileiros. Acordar cedo e comer um pão quente pode ser uma fonte de prazer e um jeito de começar bem o dia. Mas, como é rico em carboidratos, trata-se de um alimento que pode acabar prejudicando a dieta de quem deseja emagrecer. A alternativa utilizada por quem ainda quer manter o pão no dia a dia mas quer diminuir o ganho calórico é, então, retirar o miolo.

De acordo com a Tabela Brasileira de Composição dos Alimentos, uma unidade de pão, em média, tem 134 quilocalorias. Sem o miolo, a quantidade de quilocalorias cai em cerca de 37% a 45%, com uma estimativa de 75 a 85 kcal. Assim, a nutricionista Bárbara de Bem avalia que retirar o miolo na hora de comer o pão é uma boa estratégia para quem quer emagrecer.

"Mais importante do que comer o pão é com o que comemos o pão. É totalmente possível encaixar numa dieta um pão, desde que o façamos de forma estratégica: em vez de comer um pão com margarina no cafe da manhã, que tal comer um pão com ovo mexido e uma fatia de queijo?" sugere a nutricionista.

Quem está de dieta pode comer pão?
Assim, o pão não deve ser encarado como um "vilão" da dieta, já que o que vai fazer diferença em um processo de emagrecimento é o déficit calórico, ou seja, gastar mais calorias do que a quantidade ingerida ao longo do dia. Desse modo, é possível continuar no processo de diminuição de peso, e ainda assim manter o alimento na dieta.

"Quando pensamos em “pode comer ou não” numa dieta, devemos analisar mais o contexto e não os alimentos de forma isolada. Nenhum alimento tem o poder de emagrecer ou de engordar isoladamente. Uma dica valiosa é rotacionar os tipos de pão que consumimos e sempre buscarmos recheios com qualidade nutricional, como uma pastinha de frango feita com creme de ricota, por exemplo", indica Bárbara.

Veja também

Maduro diz que González Urrutia lhe pediu 'clemência' para sair da Venezuela
Venezuela

Maduro diz que González Urrutia lhe pediu 'clemência' para sair da Venezuela

'Estamos tentando evitar o fim do mundo': Flávio Dino defende gastos com incêndios
Queimadas

'Estamos tentando evitar o fim do mundo': Flávio Dino defende gastos com incêndios

Newsletter