Logo Folha de Pernambuco

Casamento

TJPE abre inscrições para casamentos coletivos virtuais

As vagas estão distribuídas nos municípios do Cabo de Santo Agostinho (60); Caruaru (50); Olinda (70); e Serra Talhada (50)

CasamentoCasamento - Foto: Pixabay

Casais que desejam oficializar civilmente a união através de celebração coletiva e virtual podem se inscrever em uma das 230 vagas disponíveis pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), através do Núcleo de Conciliação (Nupemec).

As vagas estão distribuídas nos municípios do Cabo de Santo Agostinho (60); Caruaru (50); Olinda (70); e Serra Talhada (50). O prazo, locais de inscrição e datas de celebração variam para cada cidade. Clique aqui saber todos os detalhes.

O coordenador geral do Nupemec, desembargador Erik Simões, considera ser muito significativo promover os casamentos coletivos virtuais em todo o Estado, pois destaca a atuação do Judiciário pernambucano em prol de ações de cidadania, inclusive no contexto de pandemia enfrentado pela sociedade.

 “Os casamentos coletivos virtuais eram feitos apenas pelas Casas de Justiça e Cidadania, mas os nossos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania também começaram a disponibilizar essa ação, com o objetivo de realizar o sonho de muitos casais, respeitando as regras sanitárias do isolamento social", pontua o magistrado.

Documentação - Após se inscreverem, as noivas e noivos deverão apresentar no cartório indicado pelo Cejusc os seguintes documentos: certidão de nascimento original, além de cópia de RG, CPF e comprovante de residência, inclusive das duas testemunhas.

Caso algum dos interessados já tenha sido casado, é necessário apresentar certidão de casamento com averbação de divórcio (original) e sentença do divórcio ou partilha de bens (cópia). Já para os viúvos, é necessário levar a certidão de casamento com averbação do óbito, e certidão de óbito do cônjuge falecido (originais).

Veja também

Newsletter