Logo Folha de Pernambuco

JUSTIÇA

TJPE e Unicap assinam protocolo de intenção para criação de Câmara de Conciliação e Mediação

"O consenso como caminho e o caminho como consenso" é o lema que norteia as atividades da escola

Assinatura acontece nesta quarta-feira (11)Assinatura acontece nesta quarta-feira (11) - Foto: Divulgação

O presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), desembargador Ricardo Paes Barreto, e o reitor da Universidade Católica de Pernambuco, padre Pedro Rubens, assinam, nesta quarta-feira (11), às 15h30, protocolo de intenções de cooperação técnica, visando o credenciamento do projeto de extensão denominado de Escola do Consenso e a instalação de unidade de Câmara Privada de Conciliação e Mediação na Unicap.

A Escola do Consenso foi inaugurada na última sexta-feira (6), na Unicap, com o objetivo de transformar a prática da mediação e a resolução de conflitos em nossa sociedade, oferecendo uma trilha formativa que inclui cursos e oficinas, além de serviços à comunidade por meio da Câmara de Mediação. 

Para o presidente do TJPE, desembargador Ricardo Paes Barreto, a iniciativa representa um importante avanço na prestação jurisdicional.

"O Tribunal de Justiça de Pernambuco busca cada vez mais proporcionar ferramentas para que a população possa resolver seus conflitos de forma pacífica. A instalação dessa Câmara Privada de Conciliação e Mediação vai trazer mais uma oportunidade de acesso a esse serviço tão essencial, que contribui de forma significativa para a pacificação social e para uma justiça cada dia mais eficiente e humanizada", afirmou o magistrado.

"Idealizada a partir de uma década de experiências na promoção do consenso, a escola busca preparar profissionais que atuem como facilitadores de diálogo e resolução de conflitos, respondendo a uma demanda real do mercado de trabalho e da sociedade", explica a diretora da Escola de Humanidades, Direito, Economia e Gestão da Católica, Karina Vasconcelos. 

"O consenso como caminho e o caminho como consenso" é o lema que norteia as atividades da escola, que tem como objetivo capacitar interessados na prática não litigiosa, promovendo a construção da paz e restaurando a dignidade das partes envolvidas em conflitos. A Escola do Consenso vai desenvolver políticas públicas e privadas, formar mediadores e promover atividades científicas e culturais com ênfase na mediação.

Veja também

Impressões digitais na cena do assassinato de CEO em NY correspondem às do suspeito
crime

Impressões digitais na cena do assassinato de CEO em NY correspondem às do suspeito

Putin e Orban conversam por telefone e discutem possível cessar-fogo no Natal
diplomacia

Putin e Orban conversam por telefone e discutem possível cessar-fogo no Natal

Newsletter