Logo Folha de Pernambuco

SERVIÇO

TJPE inicia a 19ª Semana Nacional da Conciliação nesta segunda-feira (4)

A iniciativa, coordenada pelo Núcleo de Conciliação do TJPE (Nupemec) e organizada anualmente pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), acontece simultaneamente em todo o país até a próxima sexta-feira (8)

As inscrições são realizadas nos cartórios de registro civil das respectivas cidadesAs inscrições são realizadas nos cartórios de registro civil das respectivas cidades - Foto: Léo Malafaia/Arquivo Folha

O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) deu início, nesta segunda-feira (4), à 19ª Semana Nacional da Conciliação (SNC), evento que busca promover a cultura da paz e incentivar soluções consensuais de conflitos.

A iniciativa, coordenada pelo Núcleo de Conciliação do TJPE (Nupemec) e organizada anualmente pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), acontece simultaneamente em todo o país até a próxima sexta-feira (8).

A abertura oficial foi realizada na Praça da República, em frente ao Palácio da Justiça, no bairro de Santo Antônio, no Recife.

No evento, o presidente do TJPE, desembargador Ricardo Paes Barreto, destacou o papel do Nupemec na promoção da cidadania e na mediação de conflitos no estado, uma atuação que rendeu ao tribunal reconhecimento nacional.

“O acordo, a conciliação, satisfaz as pessoas porque ao final as duas partes resolvem seus conflitos, e o litígio é encerrado, o que difere do julgamento do processo porque há a satisfação apenas de uma das partes, permanecendo, assim, o litígio. Aqui no TJPE, nós temos investido muito na solução consensual dos conflitos, e o Nupemec é quem tem o papel primordial de juntar a sociedade, promover ações e buscar encerrar os conflitos sociais e, assim, também encerrar milhares de processos pendentes”, ressaltou o desembargador.

Ações de cidadania e mediação itinerante

Após a cerimônia, o ônibus da Justiça Itinerante seguiu para a Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco (Alepe), onde acontece o evento “Juntos nos Cuidamos”, com atividades voltadas à saúde e cidadania, incluindo ações de prevenção e diagnóstico de câncer.

Na sexta-feira (8), a unidade estará na Faculdade da Escada (Faesc), onde oferecerá orientações jurídicas, audiências de mediação e serviços de saúde, em parceria com a Defensoria Pública e o Procon.

Conciliações em várias comarcas do estado

Durante a semana, o TJPE promove audiências de conciliação em 29 Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejuscs) de primeira instância e duas unidades de segunda instância.

Além disso, serão realizadas mediações em temas como direito de família e consumo, com o objetivo de oferecer uma solução rápida e amigável para disputas pendentes.

Entre as iniciativas, o programa Proendividados – voltado para consumidores superendividados – realizará atendimentos durante a semana, com sessões focadas na resolução de conflitos de consumo, e promoverá um evento de conscientização sobre consumo responsável, em parceria com a Neoenergia, na quinta-feira (7).

Apoio à população em diversos serviços

As Casas de Justiça e Cidadania (CJC), situadas no Coque, no Recife, e em comarcas do interior do estado, oferecem cursos, atividades de mediação e serviços como orientação de saúde e assistência social.

Na CJC do Coque, audiências de conciliação relacionadas a conflitos familiares acontecem de forma virtual, das 7h às 19h, por meio do aplicativo WhatsApp.

Casamentos coletivos abrem inscrições

Outro destaque da Semana Nacional da Conciliação é a abertura de inscrições para casamentos coletivos em quatro cidades do estado: Arcoverde, Gravatá, Chã Grande e Abreu e Lima. Cada município conta com um prazo específico para inscrição nos cartórios locais, visando atender a população que deseja formalizar a união.

Para obter mais informações sobre a programação da Semana Nacional de Conciliação e outros serviços oferecidos, a população pode entrar em contato com o Nupemec pelos telefones (81) 3181.0614 e (81) 3181.0550.

Veja também

Tragédia na Ásia: Tsunami que matou 227 mil pessoas completa 20 anos
INDONÉSIA

Tragédia na Ásia: Tsunami que matou 227 mil pessoas completa 20 anos

Otan reforçará sua presença no Báltico após suposta sabotagem russa de cabo submarino
MAR BÁLTICO

Otan reforçará sua presença no Báltico após suposta sabotagem russa de cabo submarino

Newsletter