Logo Folha de Pernambuco

Novo coronavírus

Todas as cidades de Pernambuco já têm casos da Covid-19

Último município a confirmar diagnósticos da doença foi Manari, no Sertão

André Longo, secretário estadual de Saúde de PernambucoAndré Longo, secretário estadual de Saúde de Pernambuco - Foto: Pedro Menezes/SEI

Nesta semana, foram confirmados os primeiros casos da Covid-19 na cidade de Manari, no Sertão pernambucano, distante 400 quilômetros da Capital. Assim, o Estado passa a ter pacientes diagnosticados com a doença em todos os 184 municípios, além do arquipélago de Fernando de Noronha. Com pouco mais de 21 mil habitantes, Manari tem dois casos positivos, ambos com sintomatologia leve, de acordo com informações da gestão municipal. 

O primeiro caso identificado foi um menino de cinco anos, residente no Sitio Lagoa do Teixeira, na zona rural. A criança viajou para o Recife para tratamento médico. O segundo caso é de uma puérpera, de 35 anos, também da área rural, do Sitio Salite-Estivas. Por conta de uma gestação de alto risco, ela teve o parto realizado na Capital. Ao realizar exames de acordo com o protocolo da unidade de saúde, com coleta através de Swab, o resultado foi positivo. A paciente segue em tratamento no Recife e está assintomática. O município também registrou dois casos suspeitos, que são contatos de um dos casos positivos e apresentam sintomas leves. No total, há 31 casos em investigação. 

O fato de não haver mais cidades em Pernambuco sem registros da Covid-19 não surpreende o secretário estadual de Saúde, André Longo. "Sempre dissemos que era esperado que o vírus chegasse em todo o Estado. Faz parte dessa interiorização que é observada em todos os estados do País. Pernambuco segue acompanhando essa evolução dos casos no Interior, com preocupação especial ainda no Agreste, com a retomada do comércio após a quarentena”, destacou o gestor, em entrevista coletiva concedida de forma remota, nesta quinta-feira (23). 

Longo destacou que o trabalho para ampliação da rede hospitalar está, no momento, concentrado no Agreste e no Sertão do Estado, justamente por conta do avanço da doença nesses territórios. "O que pudermos resolver dentro da macrorregião onde a pessoa mora, melhor, porque otimiza o atendimento”, disse. Caruaru e Garanhuns, no Agreste, e Petrolina e Serra Talhada, no Sertão, são cidades que vêm recebendo suporte de leitos. 

Veja também

Newsletter