'Tomem a vacina que a esperança não deixa de acabar', disse a primeira vacinada em Pernambuco
A técnica de enfermagem Perpétua do Socorro Barbosa dos Santos, de 52 anos, que trabalha na UTI Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC), entrou para história nesta segunda-feira (18), por ser a primeira a ser vacinada contra a Covid-19 em Pernambuco.
Perpétua ressaltou que se sentiu vitoriosa e pediu, em entrevista à Folha de Pernambuco, para que todos tomem o imunizante. "Tomem a vacina, não deixe de tomar, que a esperança não deixa de acabar, tudo vai dar certo", afirmou, poucos minutos após a cerimônia onde foi imunizada.
Durante a cerimônia, logo após receber a primeira dose da CoronaVac, Perpétua falou ao microfone do evento: "Estou um pouco emocionada, porque é um momento histórico para mim e para todos. Quero dizer e agradecer a Deus por estar nessa oportunidade. Estamos vitoriosos diante dessa situação", afirmou.
Leia também
• A vacina chegou, mas os cuidados contra a Covid-19 não podem ir embora
• Momento histórico: vacina contra a Covid-19 é aplicada pela primeira vez em Pernambuco
• Técnica de enfermagem vai receber a primeira vacina contra Covid-19 em Pernambuco
A vacina foi aplicada às 22h05 em cerimônia com presença do governador Paulo Câmara e do secretário estadual de Saúde, André Longo, no Huoc, hospital de referência no combate ao coronavírus no Estado e local onde Perpétua trabalha há 25 anos na UTI do setor de Infectologia.
O secretário estadual de Saúde, André Longo, reforçou a importância do dia histórico e o início da imunização dos pernambucanos. “Este dia deverá ser um divisor de águas para o enfrentamento da pandemia em nosso Estado, e certamente mudará o curso da doença em Pernambuco”, previu Longo.
O secretário ainda destacou que a chegada das doses simboliza a importância do papel da ciência e da tecnologia no País. “Sempre apostamos na ciência e no acompanhamento do processo com muita disposição e força por parte de toda a equipe liderada pelo governador Paulo Câmara. Então, este momento nos deixa emocionados”, comentou o gestor.
Após a imunização de Perpétua, outros profissionais de saúde também foram vacinados esta noite: a auxiliar de farmácia Wanessa Correia, o técnico de laboratório Marcos Alexandre Correia, a enfermeira de UTI Joyce Mendes, o nutricionista Rodrigo Silveira, a fisioterapeuta Thatiana Vasconcelos, a enfermeira de saúde indígena Penha Atikum – da etnia Atikum – e o médico da UTI pediátrica José Carneiro Leão Filho.
Também estiveram presentes no ato de vacinação a vice-governadora Luciana Santos, o secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Lucas Ramos, o reitor da Universidade de Pernambuco (UPE), Pedro Falcão, a vice-prefeita do Recife, Isabella de Roldão, e a secretária de Saúde do Recife, Luciana Albuquerque.