Logo Folha de Pernambuco

Coronavírus

'Tomem a vacina que a esperança não deixa de acabar', disse a primeira vacinada em Pernambuco

Perpétua SocorroPerpétua Socorro - Foto: Paullo Allmeida/Folha de Pernambuco

A técnica de enfermagem Perpétua do Socorro Barbosa dos Santos, de 52 anos, que trabalha na UTI Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC), entrou para história nesta segunda-feira (18), por ser a primeira a ser vacinada contra a Covid-19 em Pernambuco.

Perpétua ressaltou que se sentiu vitoriosa e pediu, em entrevista à Folha de Pernambuco, para que todos tomem o imunizante. "Tomem a vacina, não deixe de tomar, que a esperança não deixa de acabar, tudo vai dar certo", afirmou, poucos minutos após a cerimônia onde foi imunizada.

Durante a cerimônia, logo após receber a primeira dose da CoronaVac, Perpétua falou ao microfone do evento: "Estou um pouco emocionada, porque é um momento histórico para mim e para todos. Quero dizer e agradecer a Deus por estar nessa oportunidade. Estamos vitoriosos diante dessa situação", afirmou.


A vacina foi aplicada às 22h05 em cerimônia com presença do governador Paulo Câmara e do secretário estadual de Saúde, André Longo, no Huoc, hospital de referência no combate ao coronavírus no Estado e local onde Perpétua trabalha há 25 anos na UTI do setor de Infectologia.

O secretário estadual de Saúde, André Longo, reforçou a importância do dia histórico e o início da imunização dos pernambucanos. “Este dia deverá ser um divisor de águas para o enfrentamento da pandemia em nosso Estado, e certamente mudará o curso da doença em Pernambuco”, previu Longo.

O secretário ainda destacou que a chegada das doses simboliza a importância do papel da ciência e da tecnologia no País. “Sempre apostamos na ciência e no acompanhamento do processo com muita disposição e força por parte de toda a equipe liderada pelo governador Paulo Câmara. Então, este momento nos deixa emocionados”, comentou o gestor.

Após a imunização de Perpétua, outros profissionais de saúde também foram vacinados esta noite: a auxiliar de farmácia Wanessa Correia, o técnico de laboratório Marcos Alexandre Correia, a enfermeira de UTI Joyce Mendes, o nutricionista Rodrigo Silveira, a fisioterapeuta Thatiana Vasconcelos, a enfermeira de saúde indígena Penha Atikum – da etnia Atikum – e o médico da UTI pediátrica José Carneiro Leão Filho.

Também estiveram presentes no ato de vacinação a vice-governadora Luciana Santos, o secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Lucas Ramos, o reitor da Universidade de Pernambuco (UPE), Pedro Falcão, a vice-prefeita do Recife, Isabella de Roldão, e a secretária de Saúde do Recife, Luciana Albuquerque.

Veja também

Milei torna pública ruptura com vice-presidente e diz que ela não participa do governo
ARGENTINA

Milei torna pública ruptura com vice-presidente e diz que ela não participa do governo

Bombardeio israelense em Beirute teve como alvo alto cargo do Hezbollah, diz fonte de segurança
Beirute

Bombardeio israelense em Beirute teve como alvo alto cargo do Hezbollah, diz fonte de segurança

Newsletter