Logo Folha de Pernambuco

França

Torre Eiffel homenageia os 100 anos do falecimento de seu criador

Entre maio e novembro vão acontecer eventos culturais e apresentações, incluindo uma exposição imersiva

Torre EiffelTorre Eiffel - Foto: Emanuel Dunand/AFP

A Torre Eiffel será sede de alguns eventos para homenagear o centenário da morte de seu criador, Gustave Eiffel (1832-1923), anunciaram nesta quinta-feira (09) os responsáveis do monumento parisiense e os familiares do engenheiro.

Quem visitar a torre de treliças de ferro entre maio e novembro poderá desfrutar de eventos culturais e apresentações, incluindo uma exposição imersiva na qual uma versão digitalizada do criador conta a história da construção.

Será inaugurado durante o verão uma exposição no átrio do monumento. Já no outono, a  "dama de ferro" irá inaugurar um espetáculo que mistura música eletrônica e arte digital.

Em comemoração, o serviço de Correios da França emitirá um selo especial a partir de 27 de março.

"Construir uma torre de 300 metros no final do século XIX no coração de Paris, a torre mais alta do mundo na época, é um desafio incrível, da ordem da ficção científica", defendeu Jean-François Martins, presidente da companhia pública que administra a torre.

"Comemorar o centenário de sua morte é celebrar o espírito de conquista científica, a genialidade humana", acrescentou.

Os parentes do engenheiro - autor de outras construções importantes na França e em outros países - solicitaram a admissão dos restos mortais de Gustave Eiffel no Panteão de Paris, onde estão ilustres personalidades francesas.

Myriam Larnaudie-Eiffel, tataraneta do criador, explica que "Gustave Eiffel personificava a França industrial e era um líder com ideias socialmente avançadas".

Eiffel projetou pontes na China, Vietnã e Bolívia, igrejas no Peru e Chile, o porto da cidade portuguesa de Porto, a estação ferroviária de Budapeste e a estrutura da Estátua da Liberdade em Nova York.

A Torre Eiffel recebeu, em 2022, 6,2 milhões de visitantes e gerou 100 milhões de euros (cerca de US$ 105 milhões) em receita.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter